sexta-feira, 8 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AGORA SIM, CAMPANHA AO GOVERNO COMEÇA DE VERDADE!

Enfim, começa pra valer a disputa pelo Governo! Enquanto se aguardava a decisão sobre Expedito Júnior, as coligações não tinham ainda colocado seus blocos na rua, por uma razão óbvia: não sabiam quem seriam todos os adversários. Agora, muda tudo na corrida pelo Governo. A presença de Expedito Júnior na corrida, mexe com o parte do eleitorado de Confúcio Moura e de Jaqueline Cassol. Também o  petista Padre Ton terá que rever suas estratégias, neste novo cenário, para adaptar o discurso à nova realidade da disputa. Agora é que começam as análises dentro dos diretórios e coligações, mas também entre os que conhecem um pouco da nossa política. Expedito apareceu em todas as pesquisas (registradas ou não), ou em primeiro ou em segundo. Na maioria delas à frente. Seus partidários acham que agora, com o OK do TRE, é que ele vai decolar mesmo. Já os adversários argumentam que Expedito chegou no máximo de intenções de votos e que, a partir de agora, vai cair. A turma de Confúcio Moura tem certeza de que ele estará no segundo turno e avalia que,  se a disputa fosse agora, o adversário seria Expedito. Mas no grupo de Jaqueline Cassol, há também boas notícias. O nome dela estaria em ascensão e numa pesquisa feita por coligação adversária, a candidata teria ficado muito perto dos seus dois principais oponentes.
Então, depois de tanta espera, a batalha inicia de verdade. Ao final dela, se saberá, entre Confúcio, Expedito, Jaqueline ou Padre Ton, quem governará o Estado a partir de 2015. Pimenta de Rondônia, do PSOL, também disputa, mas sua chance é perto do zero, embora vá manter seu partido entre os que ocuparão importante espaço na vida política rondoniense. Torçamos para uma eleição limpa e recheada de boas propostas, embora se saiba que, daí, talvez, já seja pedir muito!
 QUASE UM MILAGRE - Havia uma divisão de opiniões sobre de Expedito seria ou não homologado pelo TRE. Qualquer resultado teria sido considerado normal. Já no caso do agora candidato ao Senado, Moreira Mendes, ocorreu  quase um milagre. Poucos, além do grupo de amigos e advogados do candidato, acreditavam que ele seria homologado. Não só o foi, como por unanimidade. Moreira sai do episódio muito fortalecido e se torna nome dos mais fortes para conquistar a única cadeira em disputa. Seus adversários serão Ivone Cassol, Acir Gurgacz e Aluizo Vidal.
 MUITA BESTEIRA - Fofoca, boato e conversa mole é uma coisa, realidade é outra. O que se ouviu de besteira sobre muitos nomes que "jamais seriam aprovados pela Justiça Eleitoral", foi impressionante. Casos polêmicos como os de Roberto Sobrinho, Ernandes Amorim, o próprio Moreira Mendes, Expedito Júnior, Ana da Oito, Adriano Boiadeiro e uma dezena de outros, que a boataria já tinha tirado da disputa, estão firmes em suas campanhas. E vão para a disputa. Alguns com chances reais de serem eleitos.
 CRIMES ELEITORAIS - A propaganda eleitoral, fiscalizada por dureza pela Procuradoria Eleitoral, tem que superar uma série de obstáculos para poder ser feita. É tanto "não pode isso, não pode aquilo", que qualquer firula pode representar multas pesadas e até colocar em risco uma eventual candidatura. Pela lei atual, candidato é tratado como se fosse criminoso. Saímos da liberalidade total para uma quase ditadura legal contra a disputa pelos votos. Deve ser apenas um estágio para o aprimoramento democrático. Porque se não for, é claro que estamos no caminho errado.
 ÚNICO PALANQUE - Propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e TV começa em 12 dias e vai durar um mês e meio: entre 19 deste mês e 2 de outubro. Será o grande palanque da eleição, num sistema em que, afora a aparição na mídia gratuita, os candidatos correm o risco de sofrerem todo o tipo de sanção, tantas são as proibições. O horário eleitoral gratuito vai acabar sendo o único e mais importante meio do eleitor conhecer seus candidatos, mesmo com os pouco tempo que alguns deles terão. Afora isso, quase nada....
 BANANA´S  REPLUBLIC - São ridículas decisões de governos de esquerda, anunciadas num contexto surreal, que põe a América Latina como frequentadora diária do anedotário mundial. Decreto do presidente da Bolívia, Evo Morales, de que Israel é um Estado terrorista, é texto de teatro de comédia. Infelizmente, o Brasil também anda fazendo dessas! A teoria dos que agem como se governassem Repúblicas de Banana, é que se os Estados Unidos são a favor de Israel, eles, os esquerdistas, têm que ser contra. Doentio e risível!
 CONCURSO NA ALE - Estará sendo realizado nos dias 22, 23 e 24 (sexta, sábado e domingo) deste mês, em Ariquemes, o Curso de Técnico Legislativo, com ênfase para o concurso público previsto para ser realizado pela Assembleia Legislativa, ainda este ano. O curso será ministrado pelo conhecido jornalista e professor Paulo Ayres, do alto de sua experiência de 36 anos no serviço público e com uma temática diversificada, voltada para a preparação ao concurso. A iniciativa vai chegar, depois, a várias outras regiões do Estado. Contatos pelo fone: 81 16 9750.
 PERGUNTINHA - Postas todas as candidaturas ao Governo (Confúcio Moura, Expedito Júnior, Jaqueline Cassol, Padre Ton e Pimenta de Rondônia), você já sabe em quem vai votar ou só vai se decidir no final da campanha? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário