quinta-feira, 7 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUEM GANHA 70 REAIS SAIU REALMENTE DA MISÉRIA?

Quando o governo brasileiro anuncia que tirou da extrema pobreza (apelido para a miséria), mais de 40 milhões de brasileiros, fala a verdade? Os critérios técnicos dos estudos oficiais levam em conta quais requisitos, para comemorar, com tanta ênfase, esse que seria um histórico avanço do nosso país, para diminuir o abismo social  que separa nossa sociedade? Só para se ter uma pálida ideia, no ano passado, segundo dados oficiais do próprio governo, tínhamos mais de  22 milhões e meio de brasileiros vivendo do Bolsa Família. Na maioria dos casos, com 70 reais por mês. O que é possível fazer com essa miséria, com o perdão do trocadilho? Para nossos mandatários, quem ganha tão pouco "saiu da linha da miséria". E famílias que ganham apenas um salário mínimo, não são consideradas "extremamente pobres". É verdade que 70 reais é menos pior que nada e 724 reais é quase uma fortuna para quem vive a uma distância universal de uma vida digna. Mas considerar que essa gente saiu da linha da miséria e que, quem ganha mais de 500 mil reais pertence à classe média, como há comentários oficiais, é alguma coisa que beira o ridículo.
Será que a turma do governo, que faz as contas, não faz compras? De certo não vai à padaria, ao açougue, ao mercadinho da esquina.  Não consome energia nem água,  muito menos abastece o carro em qualquer posto de combustível. Não gasta com remédios e nem com roupas. Os miseráveis brasileiros, queriam ou não escamotear dados reais, ainda são muitos milhões. Que a situação de outros tantos milhões ficou menos pior, não se duvida. Mas mascarar números e dados para fazer propaganda política, não põe pão na mesa dos nossos miseráveis. Eles precisam sim é de muito mais, para saírem da mais extrema pobreza, nesse país tão rico e tão cheio de mazelas e corrupção.
 EXEMPLO RONDONIENSE - Só para se ter uma ideia das disparidades dos números eufóricos, anunciados por governantes sobre o fim da miséria, basta destacar dados oficiais de Rondônia. Numa população de menos de 1 milhão e 600 mil habitantes, segundo o IBGE, temos mais de 300 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza ou na extrema miséria. Ou seja, quase 20% de TODOS os rondonienses, vivem uma vida muito longe do mínimo do que se exigiria para um ser humano. Esse sim, é um dado real e assustador. Conseguiremos mudar isso, por aqui, nos próximos anos?
 TEMPOS DE DECISÃO - Hoje é Dia D para a eleição em Rondônia. Está na pauta do TRE, o julgamento de várias candidaturas, mas certamente a que mais desperta o interesse é a de Expedito Júnior. O tucano, que vai muito bem em todas as regiões do Estado, perante o eleitorado, segundo praticamente todas as pesquisas, depende do aval da Justiça Eleitoral para colocar de fato (e de direito) a sua campanha na rua. Seus oponentes torcem para que ele não consiga, porque se conseguir, será um adversário duríssimo de bater.
 MOREIRA NA ESPERA - Também sai logo, a decisão do TRE sobre a candidatura ao Senado do atual deputado federal Moreira Mendes. Ele é considerado inelegível, pela Lei da Ficha Limpa. Tem recorrido, mas no Supremo sua ação não foi julgada e certamente não o será antes da eleição. A verdade é que só um milagre salva a candidatura de Moreira. A coligação da qual ele faz parte, com o PSDB e outros partidos, já está com um Plano B, porque já não conta com o nome do parlamentar, que tem grande densidade eleitoral no Estado.  
 CENSURA LEGALIZADA - Várias decisões judiciais país afora, principalmente em primeira e segunda instâncias, estão apoiando a volta da censura ao Brasil e proibindo publicações em TVs, Rádios, Jornais, Sites e Blogs. Ignorando completamente a Constituição, que garante a livre expressão, magistrados têm se apegado a interpretações da lei, para permitir que a censura, comece a voltar. A grande maioria dessas decisões não está sendo acatada pelo STF, ao menos por enquanto. Muitos dos que tanto lutaram pela liberdade de imprensa, agora a querem amordaçada. Lamentável!
 HORA DE REAGIR - Padre Franco está se dando mal em Cacoal. Reeleito, não tem conseguido realizar seu trabalho, com muitos problemas e sem realizações para mostrar. Nessa semana, carro do prefeito foi cercado por um grupo de moradores do loteamento Alfa Parque e por pouco não foi agredido. A Polícia Militar teve que ser chamada para intervir e proteger o Prefeito. Está na hora de Padre Franco fazer andar seu segundo mandato, senão, acaba prejudicando seu próprio futuro e o futuro do PT, partido que representante, na sua cidade.
 TRÊS ESTÃO FORA - Nove pré candidatos a deputado federal já caíram fora. Desistiram antes que seus nomes tenham passado pelo crivo do TRE. Restaram 60 postulantes às oito vagas a que Rondônia têm direito no Congresso. Dos atuais parlamentares, três não concorrem à reeleição: O Padre Ton, que disputa o Governo pelo PT; Carlos Magno, que é candidato a vice na chapa encabeçada por Jaqueline Cassol e Moreira Mendes, que, se puder ser candidato, disputará o Senado. Marinha Raupp, Anselmo de Jesus, Marcos Rogério, Capixaba e Amir Lando tentam a reeleição.
 PERGUNTINHA - A quanto chegará a inflação no Brasil neste ano, principalmente que a perspectiva de aumento de tarifas depois da eleição?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário