sexta-feira, 8 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DONA DILMA TEM QUE DECIDIR SE PAÍS TERÁ MAIS 200 CIDADES

Antes da eleição de outubro, a presidente Dilma Rousseff (foto) tem um enorme pepino nas mãos para resolver: autoriza ou não a criação de 200 novos municípios brasileiros? Deputados e senadores estão ávidos pela aprovação da nova lei, que lhes daria muitos apoios em diferentes estados brasileiros. Para Rondônia, mesmo que a presidente aprove o pacote emancipatório, nada resolverá, porque regiões da Ponta do Abunã e Tarilândia, prontas a décadas para se transformarem em municípios, não entrariam na nova leva. Embora haja localidades Brasil afora, que merecem mesmo ser emancipadas, como os casos das duas áreas em nosso Estado, a verdade é que a situação não é de fácil decisão. Criar mais 200 municípios representariam mais 200 prefeitos, 200 vice, uns três mil vereadores, alguns milhares de funcionários públicos, gastos com prédios para Prefeituras, Câmaras, Secretarias, enfim, toda a estrutura que cada cidade precisa. E mais verbas federais. Mais que isso, seriam mais 200 potenciais cabides de empregos para apaniguados dos políticos. E isso sim, funcionaria muito bem, como já sabemos.
Dona Dilma está numa sinuca de bico. Se autorizar as novas 200 cidades, agrada o Congresso, mas pode dar muita munição ao eleitorado que já não aguenta mais pagar tanto imposto para sustentar estruturas públicas. Como está em campanha pela reeleição, pode abrir o flanco para tanto desgaste perante a população do seu país, que isso poderia até influir na decisão de não votar nela. Se decidir por vetar o projeto das emancipações, Dona Dilma compra uma briga com a grande maioria dos congressistas, principalmente entre os que buscam a reeleição, que querem fazer disso mote de campanha. Na balança, o que é melhor para o Brasil e o que é melhor para os políticos. Eita decisão difícil!
AGORA SAI? - Mais uma reunião foi feita no MP estadual, para que os envolvidos no assunto decidissem realizar a edição deste ano do Arraial Flor do Maracujá. Ele acontecerá numa área próxima ao encontro das avenidas Vieira Cahulla e Mamoré, no bairro Esperança da Comunidade. Ou seja, completamente fora do eixo central da cidade. Governo, Prefeitura e entidades culturais, com aval do MP, se unirão para manter a tradição de mais de três décadas. O Flor do Maracujá, mesmo com muitas vozes a desmentir, pode estar caminhando do fim. Tomara que isso seja apenas um exercício de pessimismo...
 DESCASO EM GUAJARÁ - O deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembleia, fez mais um duro discurso essa semana, na tribuna. Dessa vez para denunciar a situação caótica do hospital de Guajará Mirim. Hermínio quer saber onde foram aplicados mais de 2 milhões e 500 mil reais destinados às obras e compra de equipamentos para o hospital, que, segundo ele, não foram utilizados corretamente. E ameaçou criar uma CPI para avaliar o assunto, além de denunciá-lo ao Ministério Público. 
 SÓ COM REZA! - Com estrutura de fiscalização das fronteiras de uma deficiência doentia; com falta de cuidados em portos e aeroportos; com a estrutura de saúde pública entre as piores que se pode imaginar, se entrar o vírus Ebola no Brasil, estamos todos, literalmente, correndo risco. Qualquer droga, arma ou vírus entra nos mais de 1.300 quilômetros de fronteira que apenas Rondônia tem com a Bolívia. Imagine-se em outras regiões, o que pode ocorrer? O que se pode fazer é rezar para que o Ebola nunca entre em nosso país. Afora disso, muito pouco...
 MEDO E INEFICIÊNCIA - No caso de uma epidemia com o vírus mortal, até que a burocracia autorize a compra de medicamentos; até que o Ministério Público e os Tribunais de Contas  deixem de ameaçar processar meio mundo, se não forem  seguidos todos o ritos legais das concorrências para comprar medicamentos; até que os funcionários públicos decidam cumprir seus horários e obrigações, já se terá tantas mortes como nunca se viu no mundo. Não tem outra alternativa, a não ser torcer com toda a fé para que Ebola não chegue por aqui.
 AGORA NÃO! - Quando era oposição, o PT se esmerou em criar CPIs, minando seus adversários quando havia mesmo o que investigar ou não. Agora, no governo, um dos seus principais líderes, o governador baiano Jaques Wagner deixou bem claro como os petistas de hoje analisam as CPIs. Vai entre aspas: “CPI é cena. Não é um delegado perguntando. É um monte de deputado que sabe que está sendo fotografado e filmado e quer fazer aquela pergunta-chave. Deputado não é treinado para investigar, mas para fazer julgamento político". Não é uma beleza?
  AMIGOS EM PERIGO? - Defensores dos direitos humanos dos bandidos, no Brasil e outros países, incluindo a comissão da ONU, vão ter um chilique com essa notícia, se realmente for verdadeira. Circula nas redes sociais informação de que o governo da Holanda (como já estariam fazendo Alemanha e Dinamarca), vão cobrar 50 reais de diária dos presos, por utilizarem as cadeias públicas. A intenção é economizar dinheiro público e fazer o criminoso pagar, literalmente, por seus crimes. Provavelmente é um fake, mas que deixou os amigos dos bandidos de cabelos em pé, deixou.
 PERGUNTINHA - Agora que as candidaturas para o Governo estão todas oficializadas, que resultado a pesquisa que está sendo feita pelo Ibope apontará, neste sábado?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário