domingo, 3 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

"LEMBRE-SE, ÉS APENAS UM SIMPLES MORTAL!"

Quando os generais romanos retornavam, vencedores de grandes batalhas e conquistas, eram recebido como deuses, por multidões, pelas ruas da cidade que dominava o mundo. Tornavam-se, ao menos por algum tempo, as principais figuras do Império, só abaixo do próprio Imperador. As festas para cultuar aqueles heróis, que retornavam cheios de riqueza, escravos e mais terras para a mãe  Roma, duravam vários dias. Mas o ápice era o desfile em carruagem, puxada por quatro cavalos, enfeitadas com amuletos. Era o ponto alto da vida de um vencedor, um "triumphator", que entraria para a eternidade. Em muitos desses desfiles,um fato chamava a atenção. Na carruagem da vitória, ao lado do guerreiro ovacionado, vinha também um escravo, falando alguma coisa, de tempos em tempos, no ouvido do semideus. O que dizia o escravo, cumprindo as ordens do próprio conquistador? Só uma frase: "lembre-se, és apenas um simples mortal!"
Nada ensina melhor que a História. E que relação isso tem com os dias de hoje? Se alguns políticos e autoridades de todos os segmentos, passageiros transitórios do poder, que logo voltarão a ser "simples mortais", vivessem suas glórias passageiras com a visão de que, em breve, não serão mais que seres  comuns, certamente muita coisa mudaria no Brasil. Com mais sentimento de humanidade e sem a doentia soberba, os que desfilam seus egos e poses de semideuses, em carruagens carregadas de empáfia, poderiam melhorar muito a vida do povo, que os colocou onde estão. Muitos dos que transitam pelo poder, fazem questão de não aprender com as vozes do passado. Não há, no ouvido deles, um escravo para avisar-lhe de que, em breve, passarão e darão lugar a outros. É só uma historinha, mas, na verdade, pra bom entendedor, meia palavra basta. É que esse chapéu cabe em muitas cabeças!
 VAI DAR OU NÃO? - Com otimismo, há quem veja a decisão do governo federal em ampliar mais um ano o prazo de existência da Comissão Interministerial que trata da transposição dos servidores de Rondônia para os quadros da União, como algo positivo. Os pessimistas consideram que é apenas mais uma forma encontrada para enrolar e empurrar o assunto com a barriga, por quanto tempo for possível. E há os desesperançados. Esses, já têm certeza que a transposição dos 20 mil servidores só sairá quando o Sargento Garcia prender o Zorro.
 FICHA SUJA - O que está acontecendo em Brasília (e é apenas um exemplo), deixa muitas pessoas de bem desesperançadas. José Roberto Arruda, que já foi governador e que acabou algemado, enrolado em vários esquemas, um político da pior espécie, se não for contido por decisões judiciais, tem tudo para ser eleito mais uma vez para o Governo do Distrito Federal. E os eleitores não se envergonham de colocá-lo em primeiro lugar, disparado, em todas as pesquisas. Muitos dos que adoram falar mal dos políticos, votam mesmo é neste tipo de candidato. Lamentável!
 DIAS DE DECISÃO - O TRE já começou a julgar os candidatos para a eleição de outubro e até já deixou de homologar ao menos uma delas, por Ficha Suja. Já nesta terça, devem começar a ser analisados os casos dos candidatos ao Governo. Há previsão de que a mais complexa de todas as candidaturas, a de Expedito Júnior, também entre na pauta. É esse o caso que vai definir os rumos da disputa ao Governo. Se tiver o aval da Justiça Eleitoral, ele começa a campanha com toda a força. Se não tiver, dependerá ainda do TSE e aí, sem dúvida, terá prejuízos na sua pretensão. O clima é de ansiedade....
 SAÚDE PREOCUPADA - Aumento dos casos de Aids em Porto Velho, principalmente, assusta as autoridades da saúde pública. Os números do último ano são bem acima da média nacional e, ao que parece, as campanhas de prevenção não estão dando certo. Dos 320 casos iniciais, na década de 80, já estamos perto dos 2.800, no Estado. É preocupante que muitos jovens estejam sendo infectados e, ainda, homens acima dos 50 anos. Só a prevenção, com o uso de preservativos, evita que a Aids se espalhe.
 EXTINÇÃO DE JOVENS - Relatório Global sobre Homicídios 2013, lançado mundialmente nesta semana, pela Nações Unidas, que, somente em 2012, foram registrados 50.108 homicídios no Brasil, número pouco mais de 10% dos assassinatos cometidos em todo o mundo, que foram 437 mil.  Pelos números, o Brasil apresenta estabilidade no registro de homicídios dolosos, mas o país ainda integra um dos grupos de países mais violentos do mundo. Mais trágico ainda é que a maioria dos assassinados é de jovens.
E AS OBRAS? - Não vai demorar muito para que volte o período das chuvas e não se sabe se elas terão a intensidade da que causou a maior cheia na região, em todos os tempos. O que é real é que, em muitos casos, o que foi destruído pelas águas não foi reconstruído; centenas de pessoas atingidas ainda sofrem cada vez mais, por terem perdido tudo; as obras de recuperação de centenas de ruas da Capital, afetadas duramente pelas chuvas torrenciais e recheadas de buracos, estão longe de serem recuperadas. O tempo corre contra. Parece que há risco grande de termos graves problemas, mais uma vez....
 PERGUNTINHA - Quando serão abertos os dois restaurantes populares em Porto Velho, um destruído na enchente e outro do Governo, concluído mas nunca entregue?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário