terça-feira, 12 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

POUCA SURPRESA NOS PRIMEIROS NÚMEROS DO IBOPE

Confúcio Moura e Expedito Júnior empatados, separados apenas por um ponto. Alguém esperava resultado muito diferente, na primeira pesquisa do Ibope? Só quem estava no mundo da Lua, imaginaria que os dois principais nomes da disputa, um governando há três anos e meio, outro fazendo contatos políticos há pelo menos quatro, de olho no Palácio do Governo, não estivessem bem à frente. A única informação nova, se bem que nem tão surpreendente, foi o fato de Jaqueline Cassol, que está em campanha há apenas cerca de um mês, ter aparecido em terceiro, com 15 pontos, ainda bem distante da dupla que saiu na dianteira. Padre Ton surgir em quarto, com seis pontos a menos que Jaqueline, também não pode ser encarado com um resultado muito inesperado. Sozinho na parada, apenas com o poderio eleitoral do PT, Padre Ton ficou só com aquele eleitor que é petista fiel. Os demais estão migrando, como parecem estar migrando em várias outras regiões do país e preocupando, inclusive, a equipe que busca a reeleição da presidente Dilma Rousseff. O 1% de a Pimenta de Rondônia, do PSOL, ficou dentro do previsto. Deve preocupar sim o grupo palaciano, o fato de Confúcio estar com uma rejeição de 28%, mas é positivo o fato de mais da metade dos eleitores ouvidos terem considerado seu governo ótimo, bom ou regular.
Confúcio e Expedito tem espaço para crescer? Claro que sim. Mas o grupo cassolista está apostando num raciocínio que não é absurdo. De que os dois que estão em campanha há muito mais tempo, chegaram ao máximo. Daí cairiam? Só se isso desse certo é que Jaqueline teria chance concreta de chegar ao segundo turno. Padre Ton corre por fora. Pimenta não tem chance. Enfim, o Ibope deu o retrato do momento. Nos próximos dias, ele pode continuar assim ou pode mudar tudo. Quem chegará na frente?
 ELEITOR SEM MORAL - Todos os candidatos estão percorrendo cada cantinho de Rondônia, atrás do eleitor. Muitas promessas, muitos discursos, reuniões sem fim com pequenos e grandes grupos. Nada de  novo no front. E, mesmo com tantas proibições da legislação eleitoral, o que se ouve e vê é muita gente usando de estratagemas ilegais, para buscar votos. Mas não há como fiscalizar tudo. É uma pena, porque o eleitor ainda troca seu apoio a este ou aquele candidato em troca de favores pessoais. Depois, não tem moral pra cobrar nada...
 LEI É PARA TODOS - Lei é lei, seja boa ou ruim. Tem que ser cumprida. Isso vale para vários políticos de todas as matizes e pretendentes a disputar eleição. O caso do PM Jesuino Boabaid, por exemplo, foi tratado dentro da lei. Mesmo afastado da corporação, por uso de violência e ilegalidades durante greve dos policiais, ele foi beneficiado por lei federal que anistiou participantes de greves. Portanto, teve seu nome homologado pela Justiça Eleitoral, mesmo condenado por colegiado interno da PM. Está concorrendo a uma vaga de deputado estadual.
 NOVA TURBINA - Mais um avanço para a Hidrelétrica de Santo Antônio. Agora, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, autorizou a operação comercial da turbina número 28 da gigantesca obra em Porto Velho. São sete geradores a mais que o previsto no cronograma original. As 28 turbinas representam uma potência instalada de aproximadamente 2 mil Megawatts, energia disponibilizada ao Sistema Integrado Nacional – SIN, que a distribui para diversas regiões brasileiras, beneficiando todo o país.
 VISITAS ILUSTRES - Por enquanto, os principais candidatos à Presidência não colocaram Rondônia na sua pauta de visitas. Eduardo Campos chegou a agendar uma vinda a Porto Velho, mas mudou de planos na última hora. Aécio Neves esteve neste final de semana em Manaus e Rio Branco, mas não nos incluiu nos seus planos. Dilma Rousseff também não acenou ainda com nenhuma data de visita ao Estado. Dos três, o tucano já teria prometido ao candidato do seu partido,  Expedito Júnior, de que virá fazer campanha por aqui. Os outros dois, ainda não se sabe se virão nos pedir votos.
 ADEUS, TRIÂNGULO! - É triste, deprimente, lamentável, A situação do tradicional Bairro do Triângulo, destruído pela enchente histórica do rio Madeira, em Porto Velho, exige não só pena e reflexão, mas ações concretas e imediatas do Poder Público. Quem chega ao Triângulo parece estar entrando num cenário de pós guerra, com casas destruídas e um clima de devastação. Dezenas de famílias estão desalojadas. Não há luz no  fim do túnel. A situação exige medidas extremas. E agora! Se isso não for feito, o bairro pode desaparecer.
TARDE DEMAIS - Porto Velho não tem mais exposição agropecuária, porque a que existia foi tão atacada, criticada, transformada quase numa ação criminosa, que não poderia ocorrer outra coisa mesmo. O Arraial Flor do Maracujá está caminhando para a mesma história com final infeliz. O Duelo da Fronteira, de bois bumbás, em Guajará Mirim, corre também o risco de ficar fixado apenas na memória do povo.  Quando não tivermos mais nada e o dinheiro que não vai para a cultura não for para lugar nenhum, não adiantará mais tentar ressuscitar defuntos. Será, é claro, tarde demais!
 PERGUNTINHA - Quando sair a próxima pesquisa do Ibope, os resultados serão semelhantes ou muito diferentes da que foi divulgada no último fim de semana?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário