domingo, 10 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ENERGIA E COMBUSTÍVEL: PREÇOS PODEM DAR UM SALTO

Preparemos nosso bolso, já meio vazio com a situação econômica e com tantos impostos a pagar. O custo da energia elétrica vai dar um salto, também em Rondônia. Em algumas regiões do país, como no Pará, ela saltou em 34%. Na média nacional, vai aumentar em mais de 20%, numa inflação que não passou ainda dos 7%. O aumento real na conta de energia pode até triplicar em relação aos índices inflacionários. É bom que a gente saiba disso, para não sermos pegos no contrapé. Os índices de aumento para Rondônia ainda não foram definidos, mas há quem preveja algo em torno de 25%. E outro reajuste em meados de 2015. Tudo para que o governo ajude a cobrir o rombo de alguns bilhões de reais, que as distribuidoras de energia tiveram, nos últimos tempos. Mas não serão só os contadores do consumo de energia os objetos de temor. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, contra orientação do Palácio do  Planalto, cometeu o que muitos políticos chamam de heresia, em ano eleitoral. Ele anunciou que a gasolina vai subir nas próximas semanas. Fontes da economia têm avisado também que o preço dos combustíveis darão novo salto em 2015, para compensar vários anos em que o preço foi mantido artificialmente.
Em economia não há milagre. Quando alguém recebe alguma benesse, é que outro está pagando por ela. Subsidiar produtos e serviços por longos anos, pode dar até voto, mas quando o dedo que segura a barragem é retirado, ela explode. Ou seja, quando o governo não suportar mais segurar preços, corremos o risco de muitos produtos essenciais saltarem de preço. Não é estudo de futurologia. É a mais pura Matemática. E não há discurso político que a mude, ela, a Matemática. Em 2015, podemos começar a viver outros tempos. Por isso, é importante redobrar os cuidados com as finanças agora!
 CIVILIDADE E ELEGÂNCIA - Momento de elegância, respeito, civilidade. Encontro entre o governador Confúcio Moura e sua esposa com a candidata ao Governo  Jaqueline Cassol e o ex governador e senador Ivo Cassol, durou menos de dois minutos, mas foi recheado de troca de gentilezas e educação. Nada de farpas, ironias ou insinuações. Parecia mais um encontro social de pessoas comuns da nossa sociedade, confraternizando. Pode ser apenas uma exceção, mas deixou uma impressão das melhores de todos os participantes do encontro. Veja o vídeo:https://www.facebook.com/photo.php?v=689166164499015&fref=nf
 ABAIXO DO ESPERADO - O comércio de Porto Velho tem sempre, no Dia dos Pais, mais uma boa data de faturamento. Fica muito atrás do Natal e Dia das Mães, entre outras datas festivas, mas sempre ajuda a melhorar o caixa. Mas, do jeito em que a situação está, na área central, certamente os resultados ficaram aquém do esperado. Sem estacionamento para os clientes, com flanelinhas tomando conta das ruas e áreas privadas cobrando absurdos para guardar os carros,  muitos deixam de comprar naquela área nobre da cidade. Lamentável!
 SEGUNDO TURNO - Com quatro candidaturas fortes, cada uma com sua força e tamanho, pode-se imaginar desde agora que haverá segundo turno na disputa pelo Governo? Pelo menos em teoria, essa é uma possibilidade concreta, até porque não houve, até agora, um nome que saltou muito à frente na preferência dos eleitores. Embora não hajam pesquisas confiáveis sobre isso, pelo menos a tendência é que a eleição tenha mesmo dois turnos. Se isso ocorrer, será uma outra eleição, bem diferente da de 5 de outubro.
 TEMPO DECISIVO - No horário eleitoral gratuito, que começa dia 19, Confúcio Moura e Expedito Júnior terão o mesmo tempo, pouco mais de cinco minutos. Jaqueline Cassol terá quatro minutos e Padre Ton, cerca de 3 minutos e meio. Pimenta do PSOL terá quase uma minuto e meio. Entre as principais candidaturas, não haverá diferença tão acentuada. Aqueles que souberem usar melhor o rádio e principalmente a TV, para mandar seus mensagens, terão mais chances. O horário eleitoral é decisivo nas campanhas.
 DEBATES NA TV - Emissoras de TV já estão se preparando para realizar debates. A primeira a definir sua data foi a Rede TV!: dia 21 de setembro. O SBT, dia 25 de setembro, uma quinta-feira e a TV Candelária/Record no dia seguinte, sexta, 26. A Globo deixa sempre para o último prazo permitido e por isso, agendou o debate para dia 30, uma terça-feira. Se houver segundo turno, pelo menos a Candelária e a Globo já tem datas disponíveis para debates decisivos dos dois finalistas, mas, é claro, tudo será definido só depois de 5 de outubro.
 TRABALHO EXEMPLAR - Claro que há nomes que vão para a eleição deste ano que não deveriam estar na relação das pessoas de bem que vão pedir o voto dos cidadãos e cidadãs. Há casos em que a Justiça já devia ter agido há muito tempo. Contudo, é sempre bom que se diga, na grande maioria dos casos, mesmo naqueles que em eventualmente existam suspeitas sobre este ou aquele personagem, em que o TRE homologou a candidatura, o fez estritamente dentro do determina a lei. Até agora, o trabalho da Justiça Eleitoral rondoniense, como sempre, tem sido exemplar.
 PERGUNTINHA - Chegando quase ao meio do campeonato brasileiro deste ano, será que não veremos sequer um jogo que se possa chamar de excelente, depois de tantas jornadas regadas a péssima qualidade do nosso futebol?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário