segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A insustentável economia brasileira

Parece difícil aceitar que a economia brasileira esteja entrando em recessão técnica após alguns anos de taxas de crescimento elevada. É de fato que todas as economias têm ciclos, faz parte da lógica quase coercitiva dos mercados e que a condução macroeconômica até poderia ter melhores resultados. No entanto, desta vez, a causa é conhecida há muitos aos: as travas impostas ao  investimento.

O processo de industrialização comandado pelo Estado na Era Vargas subordinou os investimentos públicos e privados à construção do capitalismo no Brasil. Iniciou-se a instalação dos departamentos -  segundo os fundamentos de Michel Kaleck  -  de bens de consumo não duráveis. No período JK, o de bens de consumo duráveis. E, no período militar, completamos o parque industrial com o departamento de bens de capital. É uma síntese, e é claro que o processo foi muito mais complexo. O surpreendente é que em 1974, o diagnóstico é idêntico ao de 2014. Quarenta anos se passaram e não conseguimos completar o modelo brasileiro de desenvolvimento. Rompemos a dependência da importação de produtos industrializados, mas mantivemos a dependência tecnológica. Era preciso investir pesado em educação, ciência, tecnologia e inovação para entrarmos no jogo global que àquela época se redesenhava - estavam nascendo a China, a Coreia do Sul, o Japão e a Suécia de hoje, além do adensamento da tecnologia de ponta dos EUA. As cadeias produtivas se tornavam globais, e nós fechamos as fronteiras.

Ficamos com déficits, dívidas e inflação como herança para cuidar durante 40 anos. Avançamos na inclusão e no crescimento do mercado interno. Mas, atualmente, o foco exclusivo do tripé metas de inflação, superávit primário e câmbio deveria ser apenas base na gestão econômica. A parte principal está em destravar as barreiras dos investimentos. Sem eles, não há inovação e a economia fica à mercê de ciclos econômicos erráticos e algum crescimento sabiamente insustentável.

Fonte: Leandro de Lemos - Economista, presiente do Corecon-RS - Professor de Economia da PUCRS / Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário