domingo, 6 de julho de 2014

SAÚDE - Atitudes que você deve evitar na alimentação

Quem nunca exagerou na comilança durante uma semana e depois tentou recuperar a boa forma através de dietas restritivas?  Ou afirma que mantém uma má alimentação por causa das inúmeras atividades que precisa realizar no dia a dia no trabalho ou em casa? Todo mundo, em algum momento da vida, já fez isso.

Mas a verdade é que levar uma dieta balanceada é fundamental para nos mantermos saudáveis. "É preciso evitar os produtos que atuam causando danos no nosso organismo. Os industrializados são os principais vilões, pois são cheios de corantes, conservantes, aromatizado, substâncias químicas que podem levar a reações alérgicas. Além disso, impedem que o corpo funcione com toda a potência", explica a Dra. Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição.

Veja outras cinco atitudes que, segundo a Dra. Ana Huggler, devem ser evitadas por quem deseja ficar de bem com a saúde e com o corpo:

  1. Não tomar café da manhã:  há quem pule essa refeição porque acredita que vai emagrecer. No entanto, o café da manhã é a principal refeição, pois por meio dela que o corpo obtém energia para gastarmos no decorrer do dia, impede a perda muscular, ativa o metabolismo e ainda inibe o apetite para as demais refeições. Sendo assim, ele precisa ser completo com vitaminas, carboidratos, minerais e proteínas.
  2. Ingerir líquidos no almoço e na janta: quando bebermos água, sucos ou refrigerantes nas principais refeições atrapalham no funcionamento do ácido clorídrico, responsável pela nossa digestão, pois o mesmo se dilui nestes líquidos. Além disso, provoca distensão abdominal m- em decorrência do aumento do estômago - o que agrava em um maior apetite.
  3. Pular as refeições: é importante se alimentar em intervalos de três em três horas para não provocar um desaceleramento do metabolismo. Já que o mesmo se mantém em pleno funcionamento quando fracionarmos a dieta, ou seja, quando o estômago percebe que está recebendo novos alimentos, estimula o gasto calórico e evita a elevação do peso.
  4. Mastigar depressa: ingerir os alimentos de forma rápido é um erro muito comum por causa da correria do dia a dia, no entanto, de acordo com a Dra. Ana Huggler, uma mastigação devagar contribui para uma boa digestão porque o processo fica mais rápido. Com a  trituração bem feita dos alimentos, aumenta a saciedade com menor quantidade de comida, ajudando no emagrecimento.
  5. Não comer frutas e verduras diariamente: as frutas e verduras são essenciais na nossa refeição diária, pois é por meio delas que que o corpo recebe vitaminas e nutrientes necessários para o seu funcionamento. Além disso, eles proporcionam maior saciedade, evitando que o consumo de alimentos calóricos seja maior.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário