segunda-feira, 21 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PROSTITUTA FELIZ? SÓ MESMO NAS CABEÇAS DOENTIAS

Tem que ser muito irresponsável, idiota e sofrer de uma cegueira social absurda, quem tem a coragem de dizer que as prostitutas são felizes. O Ministério da Saúde do Brasil teve tudo isso, numa vez só, quando era gerido por Alexandre Padilha, aquele mesmo que é candidato ao Governo de São Paulo e que não sai da terceira e distante colocação na disputa. Certamente pelo que não fez como ministro ou como fez como líder de uma ideologia que às vezes é mais perigosa que as doenças, como a que orientou o então ministro a lançar uma campanha horrorosa como essa, que se vê na foto. É óbvio que a  repercussão foi tão negativa que ela foi logo tirada do ar, mas está marcada na história como um dessas besteiras que os governantes fazem e que merecem vaias e duras críticas. No Brasil (no mundo não é diferente), a vida das prostitutas é um filme de terror. São vítimas da violência, da brutalidade, morrem nas mãos de celerados e canalhas; são consumidas em poucos anos por uma vida próxima às que vivem personagens dos piores pesadelos.
O idiota que criou a tal campanha ignorou que quase metade das prostitutas no nosso país têm ligação com o tráfico de drogas. Mulheres se vendem por 10, 20 reais, para comprarem drogas. Quando compram e não pagam, são assassinadas. Perto de 30% destas mulheres brutalizadas e mortas no Brasil, o são por envolvimento ou dívidas com o tráfico.  Em Rondônia, meninas a partir dos 12 anos se vendem nas ruas e em vários locais, pelo vício e para sustentar a família, quando não estão no segundo ou até no terceiro filho.  A campanha oficial que festejava a felicidade das prostitutas deveria ir para o lixo da história. As mulheres sofredoras, que vivem do sexo, só têm vida glamourosa na cabeça de idiotas como o que colocou a fatídica campanha nas ruas. 
DROGAS E SEXO - Na nossa região, praticamente 50% das mulheres que vendem seus corpos o fazem em troca de drogas. Porto Velho, junto com Manaus, são as cidades com maiores índices de prostituição na região. Não há números definitivos, mas um estudo superficial teria apontado um crescimento de mais de 78% no número de mulheres prostituídas, só nos últimos anos. O Acre e o Pará tenham a maior proporção de prostitutas em relação ás suas populações. Mas é em Porto Velho e Manaus, que a maior parte das mulheres nas ruas, nas boates e nos prostíbulos, estão envolvidas com drogas.
 AÇÕES SÃO DO MPF - Não há, no âmbito do Ministério Público estadual de Rondônia, qualquer ação que impeça a Prefeitura de Porto Velho a utilizar recursos na ordem de 205 milhões de reais, retidos em seus cofres e proibidos de serem investidos. O assunto foi abordado nesta coluna durante a semana, depois que o prefeito Mauro Nazif o comentou, no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM. A dedução, óbvia, é que a proibição desse vultoso recurso pelo município, tenha partido de ações do Ministério Público Federal, do TCE ou do TCU.
 CANDIDATOS SECRETOS - Não pode fazer propaganda eleitoral em ônibus. Nem em prédio público. Não pode colocar em estacionamento de órgãos oficiais, estaduais ou federais, carros plotados com propaganda de candidatos. Estudantes da Unir estão proibidos de entrar no estacionamento da Universidade, caso tenham propaganda em seus carros. Isso é uma disputa eleitoral, para dar visibilidade aos candidatos que disputam o voto? Onde, cara pálida? É essa a legislação democrática que queremos?
 DE OLHO NA MÍDIA - Quem avisa amigo é! O TRE está de olho em alguns candidatos que andam abusando da internet. Embora a propaganda eleitoral ali seja liberada, há alguns limites. Por exemplo: é proibido publicar matéria paga ou anúncios com custo. Há meia dúzia de casos - e pelo menos um em que o Tribunal já estaria preparando ações judiciais - com claro exagero do nome do concorrente. Todos os casos envolvem publicações em sites de notícias, que também podem ser multados. É bom ter alguns cuidados, para não cair na "malha fina" da Justiça Eleitoral...
 GENTE ESQUISITA - O site Extra Rondônia foi atrás de apelidos esquisitos e esdrúxulos de alguns candidatos de Rondônia às eleições de outubro. Deu de tudo. Alguns deles: Chapeuzinho, Antonio Piruborá, Carlos Passarinho, Cocó, Edna da Karisma Massagem, Alexandre da Roupa Branca, Celezio da Sonia Mudanças e até a Cássia do João da Muleta. Tem ainda o Bob Marley de Rondônia e o Isaque Cowboy. Na maioria dos casos, gente esquisita, no geral, que entra na política apenas para deixar claro como ela é levada a sério neste país...
 AGENDA MULTIPLICADA - Começa a esquentar a campanha eleitoral. Os principais candidatos multiplicam a agenda, tentando estar em várias regiões durante o mesmo dia. Nos próximos dias, devem surgir as primeiras pesquisas, depois que os nomes dos candidatos ao Governo foram entregues ao TRE, para análise e liberação. Confúcio Moura, Expedito Júnior, Jaqueline Cassol e Padre Ton, os principais concorrentes, já estão na batalha com toda a força. Pimenta de Rondônia, do PSOL, por enquanto se concentra na Capital.
PERGUNTINHA - Será mesmo que vai acontecer, como anuncia o Ministério dos Transportes, que garante que a ponte sobre o rio Madeira estará pronta e será inaugurada em 15 de setembro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário