terça-feira, 29 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

EXERCÍCIOS DE FUTUROLOGIA SOBRE A ELEIÇÃO DE OUTUBRO

A corrida pelo voto, na disputa pelos cargos proporcionais, poderá trazer surpresa em 2014? Pode ser. Para o Senado, por exemplo, onde Acir Gurgacz concorreria praticamente sozinho à reeleição, surgiu agora o nome fortíssimo de Ivone Cassol. E ainda corre por fora, sendo falado em todas as rodas de comentários sobre a política local, que o professor e pastor Aluizio Vidal pode repetir o feito de Silvana Davis, há anos atrás, quando ela conseguiu mais de 80 mil votos para o Senado. Já em relação à Câmara Federal, sem dúvida a coligação que tem nomes mais fortes é a liderada pelo PMDB. A tal ponto do partido, internamente, de comentar que elegerá pelo menos três e que há chances concretas de conseguir uma quarta cadeira. Ficaria, nesse caso, com metade da bancada de deputados federais. Peemedebistas ainda mais apaixonados falam em até cinco cadeiras, o que seria um feito extraordinário e uma surpresa nunca antes imaginada. E para a Assembleia? Bem, aí complica mais. Não se sabe qual será o índice de renovação, mas há quem diga que a tendência é que ela seja muito alta, superando talvez a da última eleição, quando chegou a 75%. Dos atuais deputados estaduais, talvez cinco ou seis retornem, é o cálculo de quem conhece a história das eleições no Estado. 
Claro que tudo isso são apenas previsões, exercícios de futurologia. Qualquer coisa que vá acontecer, tem que combinar antes com o eleitor. Pode ser que ele tenha melhorado mesmo e aí, no geral, avançaremos nas questões da nossa tão desgastada  política. Ou, pelo contrário, pode ter piorado, o que pode parecer pessimismo, mas na verdade está mais perto da realidade do que uma melhoria acentuada. Daí, então, nossas esperanças de avanços vão ter que ser guardadas por mais alguns anos. Pelo menos até a próxima eleição...
UM MÊS E MEIO - Julho está terminando e as campanhas ainda estão meio que com o freio de mão puxado. Nem os candidatos majoritários andam num ritmo que se imaginava, seria o ideal, de início de correria atrás do voto, nessas alturas. Como o TRE ainda não decidiu se libera ou não, para a disputa, alguns dos nomes considerados importantes no contexto da disputa (e com o alto custo da campanha), todos estão se contendo, para começar a batalha mesmo lá pela segunda quinzena de agosto. Ou seja, de campanha forte mesmo, um mês e meio, apenas...
 DESRESPEITO E MÁ VONTADE - O caso do bebê Nícolas, cujo corpo sumiu do Hospital de Base, está praticamente elucidado. Lá na frente, vai ficar claro que houve uma sucessão de erros, procedimentos que não foram seguidos, irresponsabilidades. O corpo provavelmente da criança foi incinerado de forma errada, sem autorização legal, sem que todos os trâmites tivessem sido seguidos. Mais um episódio que deixa claro o quanto o serviço público e seus agregados estão recheados de má vontade e desorganização. Lamentável!
 ANEDOTÁRIO NACIONAL - Dá pena ver as pessoas tentando enxergar a pista do aeroporto de Porto Velho, à noite, na saída e chegada de aviões. Algum idiota, imaginando-se gênio, decidiu colocar uma película escura no vidro, isolando a pista do restaurante e de todo o público. Como esse tipo de gente ainda trabalha em locais que deveriam atuar apenas pessoas responsáveis e que não fizessem essas maluquices?  Com essas coisas ridículas, o aeroporto "internacional" de Porto Velho vai acabar entrando para o anedotário nacional.
 ABERRAÇÃO ABONADA - O que surpreende é que os chefes  de quem criou essa aberração a abonaram. Não fosse isso, o responsável já estaria no olho da rua e a película que transforma o aeroporto de Porto Velho no único do mundo em que é proibido enxergar a pista, teria sido tirada totalmente, ao menos para amenizar a idiotice feita. Alguém viu essa besteira e começou a tirar a película, embora ela ainda esteja isolando a maioria da área de visão. É um pequeno passo para corrigir a excrescência. Mas maior parte da burrice ainda continua lá!
 PLANOS PARA 2016 - Já há pelo menos três nomes para entrar na disputa pela Prefeitura de Porto Velho, daqui a menos de dois anos. Mauro Nazif,é óbvio, tentará a reeleição. O outro, o do empresário Mário Português, que teve performance muito boa na sua estreia na política, tem competência  e sonha em cuidar da sua cidade. O terceiro ressurge depois de anos fora de cargos públicos. É Odacir Soares, que será senador por 90 dias, na vaga de Ivo Cassol, licenciado. Claro que virão muitos outros candidatos, mas esses três aí estariam na disputa, se a eleição fosse hoje.
 HOMEM DAS ESTRELAS - Estamos perdendo, aos poucos, o que tínhamos de melhor. Se vão craques do passado, escritores, historiadores, artistas que fizeram do nosso país um verdadeiro manancial de talentos. Neste final de semana passado, foi-se embora mais um dos grandes brasileiros, o genial astrônomo Ronaldo Mourão, o melhor que já tivemos em todos os tempos. Respeitado em todo o mundo, As suas principais contribuições astronômicas foram efetuadas no campo das estrelas duplas, asteroides, cometas e estudos das técnicas de astrometria fotográfica.Perda irreparável.
 PERGUNTINHA - Como será 2015 para a economia brasileira, com a previsão de crescimento pífio, inflação crescendo e risco de desemprego em alguns setores?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário