sexta-feira, 25 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ELEIÇÃO SÓ COMEÇA DEPOIS DA DECISÃO SOBRE EXPEDITO

Há duas eleições previstas para a disputa ao Governo de Rondônia. Numa delas, Expedito Júnior está dentro. Com ele concorrendo, o quadro é um. Com performance muito boa durante todo o período pré eleitoral, com um partido e uma coligação sólidas e com um eleitorado fiel, o ex senador tem chances concretas de ir para o segundo turno e, no final, chegar ao governo, mesmo enfrentando nomes poderosos como os do atual governador Confúcio Moura, que chega com muitas realizações e a máquina na mão; de Jaqueline Cassol, que vem com seu sobrenome respeitado e com apoios muito importantes nos quatro cantos de Rondônia; mesmo com os petistas fechados com seu candidato, o Padre Ton. No cenário em que o nome de Expedito passaria pela Justiça Eleitoral e estaria apto a concorrer, o quadro é esse. No outro, muda tudo. Numa eventualidade - que os tucanos não aceitam sequer pensar, mas tem que ser pensada - em que Expedito fique fora, tudo se transforma completamente. 
Sem Expedito, a situação é bem outra. O competente deputado Neodi Oliveira assumiria a candidatura, mas, com todos os atributos que tem (e os têm muitos), certamente terá mais dificuldade que Expedito junto ao eleitorado. A eleição ficaria então num equilíbrio muito mais acentuado, podendo apontar a vitória de qualquer um dos quatro principais postulantes, já que Pimenta de Rondônia, do PSOL, só participa para marcar presença. Portanto, enquanto o TRE rondoniense não se pronunciar se aprova ou não o nome de Expedito Júnior para concorrer ou, se não aprovar, o TSE não decidir sobre a questão, não se poderá dizer que a disputa em Rondônia começou de verdade. O quadro, que era esse no início do ano, não mudou nada. Sem decisão da Justiça Eleitoral, a eleição em Rondônia se transforma mesmo num verdadeiro enigma.
 MORTA E SEPULTADA - Ji-Paraná fez sua exposição agropecuária com grande sucesso. Neste sábado começa a festa em Ariquemes. Depois em Rolim de Moura. Várias cidades investem pesado neste evento, que acelera a economia e traz grande movimento, alegria e cultura às comunidades. Só Porto Velho, a maior cidade do Estado, que está decadente sob vários aspectos, não consegue realizar sua feira. A Expovel, que durante uma década foi um grande espetáculo, morreu e está sepultada. Não há sinais de que ela vai ressuscitar. Lamentável!
 PONTE PROBLEMÁTICA - Que ninguém solte fogos, imaginando que a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, seja mesmo inaugurada dia 15 de setembro! Ainda faltam importantes detalhes exigidos ao Dnit, em relação à questões ambientais e de vizinha. A maior parte das exigências já foi atendida, mas existem pendências. Por causa de firulas legais, impostos por leis absurdas criadas por governos e aprovados pelo incompetente e subserviente Congresso Nacional, uma obra que custou mais de 220 milhões de reais pode atrasar de novo...
 A MOEDA TEM DOIS LADOS - Tem que se ver os dois lados da moeda. De um, os moradores do Conjunto Santo Antonio se mostraram aliviados com ação da polícia, que acabou com o festival dominical de pipas naquela área. Como sempre têm alguns idiotas no meio de gente boa, havia os que colocavam cerol nas pipas e, é claro, viviam causando acidentes, incluindo rompendo fios de energia, deixando parte da área na escuridão por várias horas. Por esse lado, o trabalho das autoridades mereceu elogios que os moradores fizeram.
 IR PARA ONDE? - E o outro lado? Numa cidade em que não há locais para diversão, nem parques, nem áreas reservadas pela essa atividade, para onde devem ir os que adoram ocupar o domingo com as pipas que colorem os céus? Só se pode lamentar que Porto Velho esteja abandonada ao ponto de que, os que gostam da prática de brincar com pipas não tenham um local apropriado, preparado, estruturado para isso. E assim vai nossa Capital: a cada dia perde um pouco das suas tradições...
 CANDIDATURAS EM SEGREDO - O candidato do PT ao Governo, Padre Ton, foi o primeiro punido por propaganda irregular. É inacreditável que numa campanha, os postulantes não possam usar todos os espaços para divulgar suas propostas e ideias. As coisas, desde jeito, usando de exagero, é claro, vão acabar chegando a um ponto em que quem declarar ser candidato, em público, vai em cana. A legislação eleitoral parece só beneficiar quem está no poder, na vitrine e tolhe a ação de quem quer lutar para chegar lá. Mas é a lei, não se pode fazer nada. Lamentável!
 INVASORES DE TERRAS - Decisões judiciais duras (o que é atípico nesses casos) na região de Chupinguaia, praticamente acabaram com a quadrilha criminosa que invadia propriedades. Dois dos líderes, profissionais da invasão, foram condenados. Ambos esperam recursos. O cabeça, Udo Whalbrink, chamado de  “Patrão”, era o principal líder. Pegou cadeia. Outro é o atual presidente da Câmara de Chupinguaia, Roberto Ferreira Pinto. Condenado a dez anos de cadeia, ele está solto, esperando julgamento de recursos. E está tentando registrar sua candidatura a deputado estadual. O TRE está analisando o assunto...
 PERGUNTINHA - Depois de ver alguns dos grandes jogos da Copa do Mundo, será que alguém ainda tem paciência para ver verdadeiras peladas entre times decadentes no Campeonato Brasileiro?
Fonte: jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário