sábado, 12 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MAIS UMA CAMPANHA PERDIDA SÓ COM PROMESSAS VAZIAS? 

Se fôssemos realmente um país sério e fizéssemos de conta que uma campanha Presidencial servisse para discutir os grandes problemas nacionais (o que, infelizmente, tristemente, não é nosso caso), o que não poderia faltar nos debates sobre o que nossos líderes deveriam fazer, para melhorar nossa vida e da nossa Nação? Não basta, é claro, ter frases de efeito sobre que precisamos de uma educação muito melhor. Como fazer isso? Acabando com o meritocracia, como é hoje? Aceitando que jovens saiam das escolas sem sequer serem alfabetizados? Sepultando a língua portuguesa com o argumento de que o importante é se fazer entender? Todos sabem a resposta. A saída para a educação é acabar com tudo o que está aí e começar um grande projeto para os próximos 50 anos, de valorização do ensino, dos professores e dos estudantes que realmente querem aprender e ir em frente. Bandido, traficante, canalhas de todas as idades que batem em professores têm que ir para instituições de recuperação, com grade, não para as escolas, no meio de quem é decente e do bem.
Com relação à saúde pública, outro problema eterno, basta discurso e médicos cubanos? Claro que não. Só um grande debate, com programas viáveis, reciclando médicos e servidores para que tratem os doentes como seres humanos e não como estatística; investindo pesado na pesquisa; criando centrais de distribuição de medicamentos; investindo pesado na prevenção, se poderá chegar a algum lugar. Ainda:  mudar a legislação, acabando com o incentivo ao crime e à violência e protegendo a sociedade dos bandidos, impedindo que o crime domine nosso país. E, mais que tudo isso, combater violentamente a corrupção, transformando ladrões do dinheiro público em inimigos da Pátria. Resolveria tudo? Claro que não. Mas seria um bom recomeço...
 PRIMEIRO ROUND - A candidatura de Expedito Júnior, como se esperava, tornou-se alvo dos seus adversários. A turma palaciana de Confúcio Moura e a de Ivo Cassol, que quer eleger sua irmã, Jaqueline, transformaram as dúvidas sobre se Expedito poderá ser ou não candidato no principal mote político dos últimos dias. Os defensores de Expedito usam os mesmos caminhos (mídia e redes sociais), para dizer que ele está sim apto a entrar na briga. Este é o primeiro round da disputa. Vem muito mais por aí.
 PERGUNTA DECISIVA - Se Expedito ficar fora (os tucanos garantem que não!), ele vai fazer a campanha para seu vice,  Noedi Oliveira, que assumirá a candidatura. Neste raciocínio, os demais concorrentes, incluindo o Padre Ton, que ainda não entrou na disputa pra valer, consideram que terão chances iguais, pois ficaria pelo caminho uma candidatura sólida, que tem boa performance em todas as regiões do Estado. A disputa mesmo pelo poder em Rondônia passa primeiro pela resposta à pergunta: Expedito será ou não candidato?
 CORRIDA À ASSEMBLEIA - Atuais deputados, vereadores da Capital e interior; líderes comunitários; empresários e comerciantes; profissionais liberais, produtores rurais e agricultores: é enorme a mistura de personagens que vão disputar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado. São 351 pré candidatos que pediram registro ao TRE. Pelo menos duas dezenas não passarão pelo crivo da  lei, mas todos já começaram, há muito tempo, a correr atrás do voto. Das três centenas e meia de concorrentes, uns 40 têm chances reais. Os outros só vão participar....
CLIMA FÚNEBRE - O sábado tem um clima de quase funeral, para os apaixonados pelo futebol. Como vice campeão, terceiro ou quarto lugares, para o brasileiro, são exatamente iguais ao último, a despedida da Seleção Brasileira da Copa do Mundo que sediamos será triste e não deixará saudades. Ainda mais depois do fiasco do 7x1 contra os alemães. E ainda pode piorar, se nossos arqui adversários argentinos  ganharem o título, neste domingo, no Maracanã. Aí sim, a tragédia de 1950 se tornará fichinha!
 FALTA O AVAL DO TRE - Em breve, o TRE divulgará a relação dos candidatos que estão aptos a disputar as eleições e os que têm restrições, algumas sérias, outras que poderão ser contornadas com alguma facilidade. A verdade é que, enquanto não sair a relação definitiva dos aprovados da Justiça Eleitoral, só se poderá falar em pré candidaturas. Depois do OK, aí sim começa a correria definitiva atrás do voto. Muitos nomes conhecidos não passarão pela Lei da Ficha Limpa e outros tantos ainda terão que resolver pendências jurídicas, para poder disputar o pleito.
 HERANÇA DA COPA - Os números são mesmo superlativos. Nesta semana, subiu para 26 bilhões e 800 milhões de reais o valor dos gastos do  Brasil com a Copa do Mundo. Quase três vezes mais do que gastou a África do Sul, na última Copa e nove vezes o que gastou a Alemanha, quando sediou seu último mundial. Teremos oito novos estádios, mas precisamos saber se eles servirão para alguma coisa, principalmente em regiões onde o futebol não é tradição. E tem a mobilidade, que aqui e ali avançou um pouco, mas nada mais que isso. A conta é grande e a herança pode ser amarga. Também fora de campo.  
 PERGUNTINHA - Na segunda-feira, quando não tiver mais Copa do Mundo, começará realmente pra valer a campanha eleitoral para a Presidência, Governos, Congresso Nacional e Assembleias?
Fonte:Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário