sexta-feira, 11 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SERÁ QUE NOSSOS VIADUTOS DESSA VEZ VÃO SAIR MESMO?

A empresa que venceu a nova concorrência do Dnit para concluir as obras dos seis viadutos sobre a BR 364, ganhou o certame porque cumpriu a mais básica das exigências da retrógrada e malandra lei 8666: a de apresentar o preço mais baixo, não importando as demais condições. Ao custo de 75 milhões de reais, a vencedora garante que entrega a obra pronta, dentro do prazo estipulado e com qualidade. Sendo realista - e não pessimista, como parece - tudo isso se assemelha aqueles velhos filmes que a gente já viu muitas vezes. A empresa apresenta sua proposta a um preço muito abaixo do mercado, para ganhar a concorrência. Depois, como seu preço é irreal, tem que recorrer a novas negociações para correção dos custos e valores (o famigerado aditivo) e, caso ele não seja dado, a tendência é que se torne mais uma obra paralisada. Espera-se, claro, que não seja o caso, mas o desenho é muito parecido ao que já se conhece. Foi assim com dezenas de obras que estão paradas, tanto em Rondônia como no país afora e, sem dúvida alguma, é esse o quadro escuro que se antevê, outra vez, em relação aos nossos viadutos. 
Essa orgia de leis contraditórias, de controles daqui e dali, de interferências de tribunais de contas, do Ministério Público, do Judiciário; de denúncias apenas de suspeitas que paralisam obras gigantescas (as que paralisaram a implantação do sistema de água e do esgoto em Porto Velho são exemplos claros), já deveriam ter sido extirpadas do nosso país. A famigerada Lei 8666 já deveria ter sido modificada há muito tempo. Se não o é, certamente é porque nossas autoridades maiores acham que está tudo bem. E se eles pensam assim, não há como não suspeitar que nossos viadutos (dentro da mesma linha de raciocínio), levarão ainda muitos anos para se tornarem realidade. Lamentável!
 BAIXARIA CRIMINOSA - A invasão da sede do diretório do PSDB em Porto Velho, na madrugada de ontem, é um ato criminoso inominável, nesse início do período mais duro da disputa eleitoral. Como tudo foi revirado, dirigentes do partido acreditam que os invasores estavam a procura de algum tipo de documento específico. É necessário que as autoridades tomem medidas enérgicas, que descuram os envolvidos e os mandantes e os ponham na cadeia. Não se pode admitir, nem com os tucanos nem com qualquer outro partido, esse tipo de baixaria criminosa.
 NINGUÉM É PRESO -  A baderna na tal Calçada de Fama, voltou a ser assunto da Capital depois do jogo onde o Brasil foi humilhado pela Alemanha, na terça. Os de sempre, conhecido bloco dos bêbados, desocupados e irresponsáveis que agem naquela área, atacaram novamente a PM, jogando garrafas, pedras e tudo o que encontraram pela frente nos policiais. O que não se entende é que, mesmo com toda a confusão e falta de respeito às leis e à autoridade, ninguém tenha sido preso. É uma vergonha. Enquanto não der cadeia para uma meia dúzia, a bagunça vai continuar.
 SEM NEGOCIAÇÃO - Se não houve acordo, motoristas e cobradores podem entrar em greve à meia noite deste sexta, ou seja, o porto velhense já estará sem transporte coletivo. A coisa está séria,  porque a Prefeitura não aceita sequer receber os empresários do setor para conversar e as empresas, sem reajuste das tarifas há 40 meses, estão já trabalhando no vermelho. Alegam que não têm de onde tirar para pagar mais reajustes a seus funcionários. Neste período todo, a inflação chegou a 22% e nem isso o Município aceita rejustar. Problemão!
 QUEM É? - Com 4% das intenções de votos nas pesquisas para a Presidência, o até agora desconhecido Pastor Everaldo chegou em Rondônia, nesta semana, sob os olhares curiosos de várias lideranças políticas. Encontrou-se, entre outros, com o tucano Expedito Júnior, em sua andança pelo interior. Foi o primeiro presidenciável (ele é candidato do nanico PSC) a visitar o Estado, desde que começou a campanha eleitoral. O pastor Everaldo tem um público fiel em São Paulo, mas quer ser conhecido em todo o país. E os 4% que já conseguiu, podem até desequilibrar, numa eleição em que tudo está meio empatado.
ROMÁRIO BATE DURO - O texto é longo, mas merece ser lido do início ao fim:https://www.facebook.com/romariodesouzafaria/photos/a.118367314924915.24204.111949165566730/657070444387930/?type=1&fref=nf. É o depoimento espetacular do deputado e ex craque Romário, campeão do mundo, sobre a vergonha do nosso futebol. O final do texto é antológico. Romário bate duro e, com toda a razão, abaixo da linha da cintura dos ladrões que tomaram conta do futebol canarinho. Escreve comn clareza o que está acontecendo e indica os caminhos para resolver....
 TAÇA DA VERGONHA - O final do texto é também uma crítica à Copa do Mundo e ao governo brasileiro;  Diz que "a Presidente Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos! Eles levarão a taça e nós ficaremos com nossos estádios superfaturados e nenhum legado material, porque imaterial, mostramos para o mundo que com toda nossa dificuldade, somos um povo feliz. Essa será a taça da vergonha".
 PERGUNTINHA - Será verdade que já tem gente marcando no calendário que faltam pouco mais de 1.450 dias para a próxima Copa do Mundo, na Rússia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário