domingo, 6 de julho de 2014

Nova droga contra doença de Chagas

Nova molécula para tratamento de doença de Chagas está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o Ministério da Saúde, existem entre 2 milhões e 3 milhões de pessoas infectadas no Brasil, a maior parte na fase crônica.

Em entrevista à Agência Brasil, a professora da faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, vinculada a USP, Ivone Carvalho, explicou que a substância é menos tóxica e mais eficiente no tratamento do que os medicamentos usados atualmente. Os estudos tiveram como base a estrutura do benznidazol, remédio utilizado no Brasil para combater o Trypanossoma cruzi, parasita transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro e causador da doença. Segundo a professora, a ideia é aperfeiçoar o tratamento, pois, o medicamento disponível atualmente tem problemas de toxicidade, ineficácia na fase crônica e de desenvolvimento de resistência ao tratamento.

Na fase inicial, a doença tem sintomas como a febre e mal-estar, podendo ser confundida com outras enfermidades. Caso não seja tratado adequadamente, o paciente pode desenvolver a forma crônica da doença, quando o Trypanossoma se hospeda nos tecidos e pode causar o crescimento de órgãos como o coração e o esôfago.

Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário