sábado, 5 de julho de 2014

NEYMAR: juventude e futebol

Fiquei com imensas dúvidas sobre o título, pois, ‘Isso é Brasil!’. Seria uma opção instigante. Especialmente na efervescência do jogo, nós, torcedores, nunca esperamos que um encontrão ou uma empurrão mais maldoso e criminoso seja, de fato, algo muito sério, chegando até acabar com a carreira de um jogador.

Depois, de toda caloria do jogo, novamente vem a mente a mordida do artilheiro Luiz Suarez e a punição tão severa da Fifa. Entretanto, um maldoso e mal intencionado jogador da Colômbia, defendendo furiosamente as cores amarela, azul e vermelha do país dele, o fez cometer ato tão intempestivo e incrivelmente não recebeu nem um cartão amarelo. Realmente a arbitragem da Copa de 2014 tem se mostrado uma decepção. Uma das piores de todos os tempos.

Espero sinceramente que Neymar Jr e sua juventude consiga recuperar-se. Toda a torcida brasileira anseia por isso. Embora, eu mesma, que há anos sofro com sérios problemas na coluna, sei que será muito difícil esta recuperação (mas você tem os melhores médicos à sua disposição).A pior recuperação, indiscutivelmente, será a desportiva, aquela de não poder entrar em campo, suar a camisa e deixar sua marca registrada, carimbada no gol do time adversário. Contamos com sua juventude, raça e alegria... Menino Neymar, vá em frente!

Também espero que o Brasil, no melhor dos seus jogos, até aqui, continue resgatando a nossa descrença, redimindo os sofridos brasileiros do desencanto a cada partida rumo ao hexa. Exorcizando a maldade, imprudência e deslealdade dos adversários... Lamentáveis cenas como essa ocorrida no jogo das quartas de final de uma competição mundial.

Sinto muito pelo Neymar, mas o Brasil tem outros jogadores de excelente qualidade e que podem dar o melhor de si... Não gosto desta forma de pedirem aos outros jogadores para tentar serem Neymar Jr. Penso que cada um tem seu talento. Força Neymar Jr! Mas temos David Luiz, Ramires, Maicon, Fernandinho, um time inteiro para ir avante na competição...

Embora sinceramente não veja razões para comemorarmos mais uma vitória do Brasil, em meio a tantas desgraças, mentiras, violências, arrogâncias e impertinências de nossos políticos em continuar acreditando (e nós deixando...) em cada impropério proclamado em nome da honra, da justiça social e da democracia brasileira que nunca chega algo tão cultuado pelo igual a um dia de sol e céu azul de sinfonia. Aos colombianos, meu respeito especialmente a minha aluna Diana Montes, a quem temos muito orgulho em acolher, aqui, em Rondonópolis, no curso de Biblioteconomia. Seria muito bom se ela pudesse ter esse exemplo de hospitalidade e cordialidade em todos os momentos da Copa 2014, no Brasil. Infelizmente, não foi somente isso que tivemos. Hasta luego, colombianos e espero que tenham aprendido a jogar bola com seriedade e respeito ao adversário. As quatro linhas do campo não são um ringue ou um campo de guerra, no sentido mais horrível desta palavra...

Uma competição como a Copa do Mundo, os campeonatos sul-americanos, as Olimpíadas deveriam servir para unir os povos, a rivalidade seria apenas em campo, mas com muita parcimônia. Infelizmente são competições em que há muita coisa em jogo, especialmente dinheiro, poder, fama, acordos multilaterais a revelia dos torcedores... Triste, muito triste, principalmente porque muitos dos torcedores nem imaginam ou não querem pensar no lado negro da competição, como um recém-construído viaduto em Belo Horizonte desabar e, por um milagre divino, evitar uma tragédia muito maior do que a morte de duas pessoas. Por que será que o viaduto recém-construído desabou? Por quais razões alguns juízes fizeram vistas grossas para lances tão perigosos, enquanto puniam jogadores que nem cometeram faltas? Enfim, são questões complexas, melhor evitar polêmicas, pois, já tenho muitas pessoais e trabalhistas para driblar com diplomacia e elegância...

Há muito venho lutando para não me desiludir completamente com os meus semelhantes, pois, ao longo de minha caminhada experimentei, por diversas vezes, o lado bom e o mal da vida. Dias em que a impiedade e a falta de compaixão são terríveis e em outros, quando alguém chega até você e tão solidariamente mostra o valor inigualável em acreditar no outro e a importância de continuar sonhando, vivendo e amando, independente de qualquer coisa...

Remetendo-me a Heráclito: a presença de um lado mal por mais esquisito e amargo que pareça se mostra como a outra metade e de inevitável importância para que seja mantido o aprendizado humano. Eles são, de fato, vitais para a existência do indivíduo em sua escalada terrena.

Apesar de constatações históricas, como a do nosso maior Mestre (Jesus Cristo), que se viu tentando pelo mal e/ou pela mentira, mas impávido não se deixou influenciar pelas tentações, consagrando-se indiscutivelmente o maior exemplo de amor, de justiça, de lealdade, de retidão de caráter para a humanidade há mais de dois mil anos. Talvez, por esta razão, me sinto perplexa em admitir alguma importância ao mal ou a mentira, mas independente de nossa vontade estes adjetivos fazem parte da história e da construção da humanidade.

Este texto fez-me lembrar de um grande e sábio amigo que valorizava com tanto sentimento, leveza e alegria a minha amizade, que, por algumas vezes, me fez sentir gente grande e importante para o mundo. Amigo que jamais esquecerei e que sua sabedoria e experiência de vida me faz muita falta. Falo de Wilson Lemos um dos meus melhores amigos, um presente que a vida me deu, mas que partiu tão cedo deste mundo, deixando a solidão. Sentimento ou sensação já tão constante em minha vida, quase como predestinação. Para matar a saudade, repito em versos suas palavras, que sirvam de exemplo aos competidores mais afoitos:

"Hás de chegar, de manso e bem de leve,
Para habitar, por um instante apenas,
A eternidade do meu sonho breve...
Eu te receberei com o Cântico dos Cânticos
E todos os pássaros do mundo
Anunciarão o teu aparecimento.

Com a neblina das minhas madrugadas
Tecerei o teu vestido de noiva...
E antes que o céu receba a luz da aurora,
O teu olhar salpicarei de estrelas
E teus cabelos pintarei da cor do vento".

São amizades como a de Wilson Lemos, que nos chegam como presentes dos deuses, espontâneas e sinceras. Calmamente nos acordam para a beleza da vida e a união dos povos, independente de raça, continente ou torcida. Também nos ajudam a enfrentar as horas difíceis, que mais parecem paredões ou muro das lamentações. Horas em que somente um colo ou um abraço amigo poderá aplacar a solidão e a tristeza do viver cansativo e desolador.

Esse precioso sentimento de amizade me enriquece muito como ser humano e me faz sentir especial, quando na verdade, sei que não passo de um ínfimo grão de areia.

Alguns amigos-anjos que cruzaram e ainda cruzam o meu caminho me faz acreditar que somente a amizade sincera, pueril e terna nos faz crescer e ter coragem para enfrentar os problemas que nunca cessão de aparecer. Amizade como “poema azul do meu entardecer”. Pra frente Brasil! Força Neymar


Fonte: Edileuza Pena / Professora -  UFMT

Um comentário:

David disse...

Mais uma faceta sua que não conhecia, sabia que gosta de futebol, mais comentarista esta é inédita. Parabéns e continue.

Postar um comentário