terça-feira, 8 de julho de 2014

Deus nos fala

Evangelho de Mateus 10, 26-33

Mateus nos encoraja, revelando como Deus é próximo da gente. Eu encontro todos os dias pessoas desanimadas e tristes, porque foram atingidas por uma morte familiar ou derrotadas pela vida. Quantas pessoas se sentem abandonadas e não compreendidas? Quantas perderam o prazer de viver e estão mergulhadas na dor? Aqui entra o poder e a força da Palavra de Deus, que nos diz para não temer tudo isso, porque Deus compartilha a vida de todas as pessoas; qualquer coisa que aconteça. Ele está presente. Por isso, o evangelista nos anima com as palavras de Jesus: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma,; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena". 

Com o mestre Jesus, temos perspectivas de vida bem  mais ampla, que vão além do nosso cotidiano, da nosso corporeidade. Por isso, se os nossos problemas são grandes, maiores são as nossas esperanças de vida, porque a Palavra de Deus entra na história de cada um para alimentar os frutos da vida eterna. E nós sabemos o que significa essa Palavra: "Como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado,  e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca prefere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão (Is 55, 10-11).!

Deus fala e nós tentamos ouvi-lo e depois transmitimos sua Palavra aos outros. Portanto, a ação de saber e ouvir, de assimilar, é um momento de silêncio, de trevas, que precede o começo do anúncio. Perante esse anúncio, as pessoas se sentirão atraídas: O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados. "A nossa vida é preciosa nos olhos de Deus e nos garante que é Ele o verdadeiro dono e nesse sentido nos diz" "Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados".

Onde a vida vibra, aí Deus está presente. E essa comparação com os dois passarinhos, de vida breve, revela que a grandeza e a potencia das coisas não decidem o seu valor, a vida das pessoas, mas pela presença de Deus. O nosso Criador não se esquece de ninguém. Ele está sempre ao lado do ser humano, e nunca contra. E se, às vezes, não percebemos a sua presença, o seu silêncio ´abissal, não é por descuido, mas, sim, porque a sua maneira de pensar sobre nós tem perspectivas muito grandes que superam os horizontes da nossa experiência terrena.

Além domais, acrescenta: "Quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. "Dar testemunho de sermos cristãos significa ter coragem de se expor, de manifestar perante os outros a nossa fé. Quantas vezes recuamos frente a situações de opções de vida cristã que contraria os outros por que tivemos medo de perder a cara ou prestígio? Jesus Cristo não poderá reconhecer aquele que escolheu tudo exceto Ele. Precisa, com certeza, fidelidade e respeito da liberdade humana. O coração da pessoa vai para alto quando Cristo é a sua opção de vida.

Fonte: Claudio Pighin / Sacerdote, doutro em teologia, mestre em missiologia e comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário