sexta-feira, 11 de julho de 2014

A moto parou de ligar e não acende nenhuma luz!

Normalmente isso ocorre quando dá um curto circuito, mas pode ser bem simples de resolver... 
Um dia desses estava mexendo num fio de um farol de milha com luz Led da minha moto, quando sem querer num fio desemcapado, encostei um fio no outro e gerei um "curto-circuito". Minha moto parou de ligar e acender qualquer luz, inclusive do painel. Virava a chave e nada! Caramba e agora? Muita calma nessas horas, pois o problema pode ser bem simples de ser resolvido e a peça a ser substituída custar menor de R$ 1! 
Primeira coisa, verifique se queimou o fusível do compartimento principal, chamado de fusível principal. Normalmente em motos grandes (acima de 600cc) produzidas de 2000 para cá, esse fusivel é de 30 amperes ou mais. 


Para ver se um fusível está queimado, nem precisa ter um medidor específico, basta ver se o mesmo está com uma ponte de alumínio que fica no seu meio quebrada, ela deve estar unida, se não estiver, o fusível está queimado (como esse da foto). Na maioria das motos existem fusíveis backups próximos. Basta susbstituir o queimado. É importante usar fusíveis da mesma amperagem, isto é, substituir um de 30 amperes por outro de mesma amperagem, nem maior, nem menor. 
Um fusível principal queimado, faz com que nada na moto funcione, ela não liga assim como nenhuma luz acende. Fora um curto-circuito, outras causas que podem gerar problema semelhante é entrar água no fusível ou simplesmente ter queimado devido ao desgaste natural. 
Os fusíveis ficam abaixo do banco da moto na maioria dos casos e modelos. Porém, consulte o manual. Vale a pena também ter sempre fusíveis backups guardados na moto, adicionais aos que já vem de fábrica. 
Mas, se mesmo trocando o fusível o problema não foi sanado, ai podem ser diversas outras coisas, o segundo passo é verificar se a bateria está ok, carregada, se os parafusos dos pólos estão devidamente apertados. Na dúvida, consulte seu mecânico de preferência. 
Fonte: Por Policarpo Jr - RockRiders.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário