segunda-feira, 7 de abril de 2014

SAÚDE - Emagrecer rápido pode comprometer coluna

Restringir a dieta e optar por alimentos menos calóricos é uma medida tomada por muitas pessoas que desejam obter um emagrecimento em curto período. Muitas vezes o cardápio é combinado ainda com inibidores de apetite, laxantes e diuréticos para conseguir chegar ao peso pretendido. 

O problema é que essas atitudes podem contribuir para o conhecido efeito sanfona e comprometer a saúde da coluna. Segundo o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna - ABRC e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva - Sobrafe, ao eliminar peso de forma rápida a pessoa perde massa muscular, quando na verdade o objetivo deveria ser a queima de gordura. Com isso, deixa a coluna mais suscetível de lesão.

"A flacidez abdominal decorrente da perda de peso em curto prazo deixa a coluna cervical desprotegida. E, devido à falta de força dos músculos abdominais, as costas não recebem o aporte necessário para a sua sustentação, o que favorece uma modificação do centro de gravidade corporal, gerando uma sobrecarga na lombar. Isso leva a um desgaste das articulações e pode gerar artrose ou hérnia de disco", descreve o especialista em coluna vertebral.

O fisioterapeuta explica que quando os músculos perdem o tônus, ou seja, perdem a sua rigidez, eles se retraem e ficam menores. "Outra consequência da aquisição de regimes restritivos é que eles contribuem para a perda do cálcio e porosidade do osso, deixando a coluna vertebral propícia a traumas. Por este motivo, o ideal é buscar ajuda de um especialista antes de recorrer a qualquer tipo de dieta".

Além da coluna, as articulações do corpo também padecem com a carga da força da gravidade. Sendo que as dos membros inferiores são as mais prejudicadas, entre elas, as articulações do quadril e dos joelhos.

CONFIRA OUTRAS MEDIDAS PREVENTIVAS INDICADAS PELO DR. HELDER MONTENEGRO
  • Ao amarrar os sapatos, sente-se e cruze as pernas;
  • Ao transportar objetos muito pesados evite flexionar a coluna. O indicado é dobrar os joelhos e usar a força das pernas para empurrar ou levantar o artefato; 
  • No trabalho, mantenha uma boa postura ao sentar. Para isso, utilize cadeiras com encosto e coloque os pés apoiados em um suporte para pés, que ajuda a evitar sobrecarga na coluna;
  • Tenha uma alimentação balanceada e evite o sobrepeso;
  • Realize atividades físicas, pois elas ajudam a fortalecer a região lombar.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário