terça-feira, 8 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA CIDADE SEM LUZ ESPÍRITO COMUNITÁRIO

Porto Velho é uma cidade sem luz. Não só no sentido de estar mal iluminada, mas também porque é opaca, suja, em algumas áreas parece abandonada há décadas. Piorou tudo com uma enchente histórica, que parece um castigo, embora seja apenas uma demonstração da força da natureza. É uma cidade enorme, divida em feudos, cada um puxando as coisas para o seu lado, sem espírito comunitário, sem amor às suas ruas, à sua história e muito menos entre as pessoas que nela habitam. O quadro aqui pintado parece triste demais, mas infelizmente, embora eventuais exageros, essa é a triste realidade. E ai de quem queira melhorá-la. É proibido. Ora porque há suspeitas de superfaturamento, roubalheira, sacanagens em obras importantes para a coletividade. Os viadutos são a prova mais cabal disso. Ora por briga de beleza, porque a Aeronáutica acha isso, a Anac acha aquilo e o Ministério Público que age quando é acionado, coloca seu dedo em cima e pode pedir à Justiça para impedir uma obra muito positiva, como a do novo Espaço Alternativo. Numa terra onde todos mandam, não manda ninguém. E é o que está acontecendo com Porto Velho.
A verdade é que todo o mundo quer ter razão. Parece que as autoridades não conversam entre si, não abrem mão de suas convicções e interesses em prol da coletividade. Não estão preocupadas com o bem maior, que é a população? Parece que o estão com o que é da sua alçada e apenas dela. Não dá para ensinar padre a rezar missa. Todas as autoridades, de todos os setores e instituições sabem muito bem o que devem fazer, para beneficiar a cidade. Não o fazem porque não querem ou porque acham que, mais que as melhorias que nossa Capital tanto precisa, o que importa mesmo é o umbigo de cada um. Não é agora a hora em que as coisas deste quadro  dantesco deveria começar a mudar?
 QUADRO PRINCIPAL - Sem novidades no início da campanha eleitoral. Quem já está se mexendo (e muito) é a turma de Confúcio Moura, que largou na frente pela reeleição. Os adversários ainda conversam, conversam, fazem reuniões, mas, de concreto mesmo, ainda não há nada. Expedito Júnior vai e Dona Ivone Cassol é muito provável que vá também. O Padre Ton vai ou não vai? Se depender do PT daqui sim. Se depender do PT nacional, não. A menos que surja alguma surpresa de última hora - o que parece cada vez mais difícil - o quadro principal para a disputa ao Governo não será muito diferente desse aí.
 MELHOROU UM POUCO - Aqui mesmo, nesta coluna e em todas a mídia onde se tem acesso, foram duras as críticas contra o fato der 66% dos brasileiros considerarem que mulher que se veste de forma provocativa, merece ser estuprada.  Erro. O Ipea, instituto antes respeitado, divulgou números falsos,. Na verdade, ao invés de 66%, são 26% os brasileiros idiotas que responderam sim à questão. Ainda é um percentual muito alto, mas certamente ameniza um pouco sobre os dados totalmente errados, anteriormente divulgados.
DE NOVO! - Lá vamos nós, de novo! Rondônia está no noticiário nacional porque há denúncias de problemas de financiamento de campanhas com recursos suspeitos. O dinheiro teria vindo do esquema do doleiro Alberto Youssef, via fornecedores da Petrobras,  a mando do deputado petista André Vargas, vice-presidente da Câmara Federal e que está enrolado até o pescoço com o caso. As investigações recém começaram, segundo a Jovem Pan noticiou nesta segunda. Ou seja, o tapete foi levantado ainda sutilmente. Espera-se, sinceramente, que não saia muita sujeira, porque já temos rolos demais...
DECISÃO RARA - A enchente histórica do rio Madeira prejudicou muita gente e muitos planos, até em termos de projetos políticos. Prova disso foi a anunciada decisão do secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin,  de não disputar a eleição de outubro. Ele estava encaminhando uma pré-candidatura a deputado federal, mas em função da tragédia com o setor, que perdeu praticamente tudo, acha que a hora é de ficar e ajudar a reconstruir. Decisão sábado e rara na política, a do secretário que fica onde está!
ANOS 80 - Quando a tecnologia e a eficiência vão chegar a órgãos públicos como o Detran, que ainda presta um serviço muito abaixo do que poderia? Uma máquina de fazer dinheiro, o órgão, em alguns setores, parece estar atendendo como se ainda vivêssemos nos anos 80. Uma habilitação chegava a demorar até 45 dias. Agora, está saindo em 20 dias. O que ainda é um absurdo, com toda a moderna tecnologia disponível. Além de cobrar taxas abusivas e estar sempre superlotado, o órgão não se moderniza, ao menos como poderia se esperar. Lamentável!
SUBSTITUINDO PEÇAS - Com as 160 vagas abertas no concurso do Detran e outras 144 para a Polícia Civil, o governo rondoniense começa a repor, aos poucos, o grande número de servidores que se aposentaram ou de outros, embora em número bem menor, que deixaram seus postos, indo para a iniciativa privada em busca de condição de vida melhor. São mais de 300 novos postos de trabalho só na área da segurança. Os concursos estão abertos e espera-se um número recorde de inscritos.
PERGUNTINHA - Qual a maior preocupação: vencer a Copa do Mundo  em junho ou, em outubro, votar direito para melhorarmos a vida do nosso país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário