sexta-feira, 4 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OUVIR A POPULAÇÃO: EXEMPLO CADA VEZ MAIS RARO

A permanência do prefeito de Rolim de Moura, César Cassol, à frente da administração, não importam os motivos que levaram a isso, foi positiva. Há acontecimentos na vida pública que parecem pequenos, mas que merecem ser considerados mais que isso. No geral, eleitos, muitos políticos que nos palanques prometem o céu, na verdade vivem só para si mesmos. Os que abrem mão de seus interesses, seja qual a motivação (e a de César Cassol foi muito difícil de enfrentar, porque ele está abandonando sonhos pessoais importantes), para atender a voz do povão, é bem restrito. O caso de Rolim é de um universo pequeno, mas serve como exemplo para outros estágios de poder. César queria mesmo disputar o Governo ou ao Senado. Ficou fora por cisões partidárias e até familiares, mas, ao mesmo tempo em que almejava novos voos, fez pesquisa entre a população, para saber se deveria ou não deixar a Prefeitura, com menos de dois anos de mandato. Mais de 66% dos entrevistados disseram que o querem onde está, cuidando da cidade que ele assumiu quase como terra arrasada, deixada por seu antecessor e onde tem feito uma administração positiva.
César ficou fora da eleição de outubro e, então, decidiu tentar seguir o ideário que deveria orientar todos os homens públicos neste país: cumprir seu mandato integralmente, com dedicação e respeito à coletividade; ser honesto, trabalhador e respeitador das leis e das pessoas. Ele sabe que isso é o mínimo que se espera de alguém que assume um compromisso com a coletividade. Já não é notícia, de tão comum, quando a maioria dos líderes políticos pisa na bola. Notícia é quando algum deles, mesmo contra seus sonhos pessoais, decide cumprir os compromissos que fez na campanha. O exemplo do César de Rolim de Moura, portanto, é exceção que merece registro especial.
ARROGÂNCIA - O fato da interventora toda poderosa do Sebrae de Rondônia estar se negando a sequer falar com empresários, como ocorreu com o diretor da Rovema, Adelino Barafaldi, é grave e precisa ser revisto com urgência. Dona Mônica Saliba certamente não está com essa bola toda, para mandar recado pela secretária para dizer que não tratará determinado assunto com quem quer que seja. O Sebrae estava mesmo uma esculhambação, mas tudo o que não se precisa por aqui é gente arrogante e com espírito de ditadura.
 DESRESPEITO - O empresariado de Rondônia merece respeito, até porque, sem dúvida, é ele que mantém órgãos como o Sebrae. O caso foi denunciado no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, nesta semana. A empresa de Barafaldi ganhou uma concorrência no Sebrae, investiu meio milhão de reais num equipamento novo e agora a interventora do órgão sequer quer receber o empresário para discutir o assunto. Dona Saliba, aparentemente, não entendeu o que está fazendo aqui!!
ESTRADA PROVISÓRIA - Obviamente com todas as limitações, até pelas circunstâncias e pela intensidade das chuvas nos últimos dias, o trecho que faltava para que a Estrada Parque (12 quilômetros), tirasse Guajará Mirim, Nova Mamoré e região do isolamento total, está semiaberta.  Foi feita por equipes e máquinas do DER em tempo recorde. A realização da obra pode impedir o desabastecimento total daquela região. Já faltavam alimentos, combustível e até remédios. Merece todos os elogios toda a turma do DER, comandada por Lúcio Mosquini.
DE OLHO EM OUTUBRO - Final de semana de correria dos políticos. Como Confúcio Moura já confirmou que vai mesmo tentar a reeleição, os outros grupos que ainda estão se formando vão tentar apressar o passo. As conversas estão sendo entabuladas principalmente no interior. Passam por Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Machadinho do Oeste e Ariquemes, entre outras cidades. Oposicionistas até agora não conseguiram fechar um pacote que possa, de fato, assustar o pessoal do Palácio Presidente Vargas. Ainda mais que, ao que tudo indica, Hermínio Coelho ficará fora da disputa pelo governo.
PSD E TUCANOS - O PSDB de Expedito Júnior praticamente fechou a aliança com o PSD de Moreira Mendes. Pelas conversas que se consolidaram em encontro dos dois partidos realizado em Rolim de Moura, nesta semana, Expedito será o nome ao Governo, com Neodi Carlos (PSDC, que também estará no mesmo grupo) como vice. Caso Expedito não possa concorrer, por decisão da Justiça Eleitoral, Neodi assumirá a cabeça de chapa. Para o Senado, o nome é o do presidente regional do PSD, o atual deputado federal Moreira Mendes. Outras siglas estão sendo convidadas a entrar no grupo.
ELEFANTE BRANCO - Finalmente se viu a Polícia Federal no aeroporto "internacional" de Porto Velho. Pena que foi apenas por um tempo muito curto e para protestar. Os agentes federais, que não são vistos no aeroporto há tempo, porque não há pessoal suficiente para cuidar dos voos e passageiros que vão e vêm no aeroporto da Capital rondoniense, levaram até um elefante branco, símbolo da sua campanha por melhores salários e pedidos de melhorias significativas na estrutura de trabalho. Do jeito que vai, o governo brasileiro vai acabar também com a PF...
 PERGUNTINHA - Alguém aí acha que a CPI da Petrobras, criada para investigar a péssima performance da estatal e seus escândalos, vai dar em alguma coisa?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário