quarta-feira, 23 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NAZIF TEM A CHANCE DE MUDAR TUDO: É AGORA OU NUNCA!

Chegou a  hora. Não tem mais como esperar. Não há mais desculpas. Nada de empurrar com a barriga. É agora ou nunca. O prefeito Mauro Nazif  tem que colocar todo o seu time na rua. Toda a estrutura disponível, todo o pessoal a que pode recorrer; todos os equipamentos disponíveis. O rio Madeira baixa num ritmo mais rápido do que se imaginava. As chuvas estão acabando. Não há  mais como postergar. Terminado o feriadão de cinco dias - a população tem que enxergar a guerra contra a buraqueira, o lixo, o barro, a sujeira que tomou conta da Capital. A Prefeitura tem que usar todo o seu arsenal,  para transformar uma cidade que está na UTI, à espera que o médico que a governa tome as medidas certas, aplique os remédios necessárias, a tire da sala de emergência e a coloque no lugar que ela realmente merece. O porto velhense está de baixo astral. Não aguenta mais tanta má notícia, vinda dos duros ataques da natureza, mas, ao mesmo tempo, da inércia, da falta de ações imediatas; da ausência do poder público em muitos setores e na maioria dos serviços.
Está nas mãos do prefeito Mauro Nazif e de toda a sua equipe, mudar completamente e para muito melhor, esse quadro a que a maior cidade rondoniense está relegada. Obras, serviços, rapidez no atendimento, máquinas nas ruas, homens nas ruas, fim dos buracos, limpeza, chamamento da comunidade a partir de uma nova vida para Porto Velho: tudo isso tem que ocorrer ao mesmo tempo e rapidamente.É fácil? Claro que não é. Mas se Nazif e sua turma fizerem a sua parte direito, o cidadão e a cidadã vão atrás, apoiando, incentivando, participando. Ou o Prefeito faz isso agora ou não fará mais, porque pode deixar esvair-se entre seus dedos, por inação, a chance de transformar a Capital naquilo que ele prometeu em campanha. Portanto, mãos à obra!
 PIB REUNIDO - Um grupo de pesos pesados da economia de Porto Velho, responsável por boa parte do PIB da Capital, começou a se mobilizar, em busca de alternativas e projetos que possam tirar a cidade da situação em que ela se encontra. Na semana passada, eles se reuniram pela primeira vez. Eram mais de meia centena. Voltam a se encontrar no próximo dia 29, quando serão apresentadas as primeiras sugestões concretas de medidas para apoiar a cidade a sair do triste cenário em que ela está. Os empresários estão se mexendo. Querem participar e querem resultados.
MAIS UM CASTIGO - Problemas na área de captação de água da Caerd no Bate Estaca, deixaram grande parte de Porto Velho sem água tratada antes e durante o feriadão. A população, já sofrendo de tantas perdas e danos, ficou sem mais um serviço essencial. A Caerd só avisou depois do caso ter se tornado grave, por isso o consumidor não pôde se precaver. As equipes trabalharam duro na quinta e na sexta, mas o atendimento, durante os últimos dias, foi muito precário. Mais um castigo imerecido para a cidade, que já está padecendo de tantos males...
 MOLEZA MULTIPLICADA - Feriadão e mais feriadão. No primeiro semestre de 2014 haverá cinco feriados prolongados como esse da Semana Santa e Tiradentes, emendados. Virão ainda o Dia do Trabalho e Corpus Christi, que caem em dias de semana, Já no segundo  semestre, acaba a moleza exagerada, felizmente. Todas as datas de feriados nacionais cairão em um sábado ou em um domingo, exceto pelo Natal e Ano Novo. Enorme prejuízo para a economia do país. Mas, numa terra em que a moleza faz parte do DNA do povo, quem está preocupado com isso?
 HISTÓRIA SUBMERSA - Todos querem resolver o problema, mas não sabem o que fazer, até pelo inusitado do tema. Como proteger as peças históricas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que pela primeira vez em décadas, ficaram embaixo d´água, por causa da enchente histórica do rio Madeira? Especialistas no assunto devem ser chamados para Rondônia, para apresentar sugestões. Uma delas é tirar as antigas locomotivas e principais peças de onde elas estão e transportá-las para o prédio do Relógio. Mas a verdade é que ninguém sabe como resolver a encrenca.
 BLEFANDO? - Apoiado pelas principais lideranças do seu partido, o deputado federal Padre Ton anda percorrendo todas as regiões do Estado, apresentando-se como pré candidato ao Governo. Os petistas trabalham como se não houvesse qualquer chance de repetir a aliança com o PMDB de Confúcio Moura. O partido pode mesmo decidir pela candidatura próprio ou está blefando, para tentar impor o nome do vice na chapa a ser liderada pelo atual governador. Nesse momento, é a primeira hipótese a mais plausível. Mas ainda pode sair o acordo.
 MISTÉRIO ELEITORAL - Nas redes sociais, uma espécie de batalha contra e pró Expedito Júnior ocorre todos os dias. A turma que quer ver Expedito disputando o Governo, posta fotos e mensagens afirmando que o TSE teria decidido que ele pode mesmo concorrer. Já seus opositores divulgam que ele, Expedito, está impedido de ser candidato nas eleições de outubro. A verdade é que o mistério continua e só lá na frente se saberá se Expedito, que tem aparecido como favorito na maioria das pesquisas, poderá ou não participar da dispouta.
 PERGUNTINHA - Quando a população de Porto Velho começará a comemorar mudanças importantes, que vão melhorar realmente a infraestrutura da cidade?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário