sexta-feira, 18 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA ROUBALHEIRA QUE ROMÁRIO PREVIU LÁ ATRÁS...

É triste, é lamentável, é mais um soco no estômago das pessoas de bem, a grande maioria deste país, mas, infelizmente, era mais que previsível. Não foi surpresa o anúncio, feito pelo Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, que numa primeira análise ainda superficial, já  descobriu um superfaturamento milionário nas obras do novo Maracanã. Nada menos do que 67 milhões de reais foram desviados. Quando o ex-jogador e hoje deputado federal Romário disse, há mais de dois anos, que as obras dos estádios e todas as outras, para a Copa do Mundo no Brasil, representariam a maior roubalheira de toda a história do país, houve gritos e sussurros, protestos e lamentos. Tudo jogo de cena, porque se sabia que Romário estava certo e que os ladrões de sempre iriam se locupletar, encher os bolsos e afanar nossa grana, aquela  que deveria ser de todos nós, mas que beneficia apenas uma malta de lobos famintos por dinheiro roubado. O Maracanã, que custaria 705 milhões de reais, acabou em mais de 1 bilhão e 200 milhões,. Compreende-se o porquê!
Segundo um relatório de auditoria do TCE carioca, há vários itens sem justificativa técnica ou suprimidos e substituídos com valor superior em um "jogo de planilha", forma de ludibriar e auferir lucros ilegais, que somaram os 67 milhões e 300 mil reais. Mas isso pode ser apenas a ponta do iceberg. Outras análises serão feitas, bem mais profundas e ninguém duvida que novos e vergonhosos superfaturamentos serão descobertos. Não só no Maracanã, mas em muitos outros estádios e obras onde se torrou dinheiro público em abundância. Não somos campeões mundiais só no futebol. Somos também na sacanagem, nas falcatruas e na roubalheira. Uma vergonha a que a maioria dos brasileiros, por culpa dessa minoria de safados e corruptos, está submetida todos os dias.
 ULTIMATO - As coisas estão mudando mesmo. Agora, são lideranças sindicais que dão ultimato a magistrados. Em Vilhena, a CUT está "alertando" uma juíza que determinou reintegração de posse numa área invadida em Corumbiara, de que os invasores (que pelas leis brasileiras estão cometendo um crime), "não aceitarão a sentença de que a área seja desocupada", que segundo ela, a CUT, pertence à União e, portanto, quem deveria decidir é a Justiça Federal. Inacreditável! Só falta ameaçar a magistrada de prisão, caso mantenha a decisão. É isso que dá! Em terra que todos mandam, não manda ninguém...
 FIM DO CONTRATO - Depois de longo tempo de ameaças e alguma confusão, a Prefeitura da Capital anunciou o rompimento do contrato com a Empresa Marquise, via judicial, alegando que o sistema de recolhimento de lixo na cidade é ruim e que a contratada não cumpre corretamente as cláusulas do contrato. Já a Marquise tem protestado porque diz que trabalha muito mais do que recebe. Mauro Nazif já queria romper o acordo há muito tempo, mas agora tomou a decisão definitiva O caso é complexo e vai certamente exigir uma demanda muito longa no Judiciário.
 TEM QUE FUNCIONAR... - Para o porto velhense, pouco importa quem faça o trabalho, desde que o faça bem feito e com qualidade. Há áreas da cidade, mais próximo ao centro, onde o recolhimento é normal e funcional. Mas em outras áreas, é uma vergonha. A Prefeitura avisa que a Marquise terá que cumprir outros seis meses de contrato, tempo em que será feita nova concorrência,. Se nesse período não houver qualquer prejuízo no trabalho de limpeza, não há o que contestar. O problema é se o serviço, que já é ruim, ficar ainda pior. Aí a população vai chiar...
 VAI TROCAR? - É cada vez mais possível a troca de candidato do PT à Presidência da República. A menos que aconteça alguma coisa muito boa (quem sabe a Seleção ganhar a Copa do Mundo, o que é até possível?), a presidente Dilma vai sofrer muito nas mãos da oposição e continuará em queda nas pesquisas. Parte importante do PT já fala abertamente na volta de Lula. Pode ser que, lá na frente, ele seja a única chance do partido se manter no poder.
 VOTAR CERTO - Faltam poucos dias. Em 7 de maio próximo, ou seja, daqui a exatos 21 dias, termina o prazo para que os eleitores coloquem em dia suas obrigações com a Justiça Eleitoral. Quem não estiver com tudo OK, não vota em outubro. No mesmo dia, termina o prazo para eleitores com deficiência informaram ao TRE onde vão votar, para que seja criada a estrutura necessária que facilite o acesso deles às urnas. Os prazos estão correndo. Tem que ter toda a documentação em dia. E, mais importante que tudo, é saber votar certo!
 CAMPANHA NAS RUAS - O feriadão esticada caiu como uma luva nos candidatos a candidato, que estão, em muitos casos, em campanha aberta. As diferentes coligações correm para um lado e para outro, tentando fechar mais acordos e, ao mesmo tempo, falando bem dos seus e muito mal dos outros. Os grupos de Confúcio, Expedito e Cassol estão prontos e fardados para o jogo eleitoral,. Só falta o PT decidir se veste a farda do time de Confúcio ou se compra outra, vermelhinha, para ir sozinho com o Padre Ton ao Governo. O calendário eleitoral já corre célere....
 PERGUNTINHA - Quando julho chegar, o porto velhense vai cair no samba, pelo carnaval transferido de fevereiro ou continuará preferindo, para a época, as festas de quadrilhas e boi bumbás?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário