quinta-feira, 17 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MOLEZA FALAR POR CELULAR DE DENTRO DA CADEIA!

O apresentador de TV Augusto José foi para o estúdio, pegou o telefone e atendeu a ligação. Do outro lado, um homem avisava que, se as autoridades não cumprissem algumas exigências, "a gente vamos tocar o terror". O repórter policial conversava com um preso de dentro do presídio Ênio Pinheiro. Isso mesmo! Como acontece em todas as cadeias brasileiras, a entrada de celulares é comum. Das celas, comandantes do crime organizado mandam seus asseclas aqui fora, praticar toda a série de brutalidades, todos os dias, Brasil afora. Nos presídios de Rondônia não é diferente. O normal é que os telefones circulem livremente nas prisões. Uma vergonha a mais, num sistema prisional onde quem manda, com as exceções de sempre, são os detentos. Onde, é bem verdade e isso também tem que ser dito, a maioria dos presos é tratada como se fosse animal. São raros os detentos que têm chance de recuperação; muito poucos são os que realmente querem se recuperar. Quando querem, não têm oportunidade.
O sistema prisional apodrecido, onde muitos bandidos que cumprem pena comandam o crime, falam ao telefone quando querem, recebem drogas e vivem como bichos, é um câncer neste país da incompetência e da impunidade. Também nessa questão, com a vergonha que gente do bem sente quando vê ou ouve bandidos, das cadeias, falando livremente ao telefone, nosso país é uma verdadeira ilha da fantasia. Nos discursos das autoridades, o acesso dos presidiários às comunicações externas são restritas e celulares não entram nos presídios. Infelizmente, isso está tão longe da verdade quanto a chance dos bons brasileiros não acabarem sendo massacrados nas ruas pelos bandidos. Só papo furado e conversa mole. Na verdade, é muito celular nos presídios, para que os chefões continuam mandando nas coisas aqui fora. Lamentável
 QUASE 2 BILHÕESSites divulgam que os prejuízos com a enchente em Rondônia  - e mais especialmente na região banhada pelo rio Madeira - podem ser muito maiores do que se anunciou inicialmente,  quando se  falava em algo em torno de 1 bilhão de reais. Mas a coisa é bem pior. Depois de uma reunião com representantes daqui, do Acre e bolivianos, o vice governador Airto0n Gurgacz teria falando em um valor acima de 1 bilhão e 800 milhões. Ou seja, vamos levar longo tempo para conseguir reconstruiu  tudo o que a enchente destruiu.
 FALTAM 19.984- Alvíssaras! Assim os antigos iriam saudar o "grande" avanço no caso da transposição., Merece foguetório o fato de 16 policiais civis estarem transpostos, já integrando a folha de pagamento da União. São 14 agentes, uma médica e um delegado de Polícia. Agora só faltam 19.984 servidores que têm direito, também se tornarem servidores federais. Mas, como dizia Confúcio, o outro, uma grande caminhada começa pelo primeiro passo. É pra rir ou pra chorar?
 CEGUEIRA GERAL - A situação pode piorar mais ainda, na área da segurança pública e na punição rigorosa de crimes. Não se pode contar com esse governo que está aí nem com seus aliados, que já deixaram bem claro que estão se lixando e o importante são os direitos humanos dos bandidos. Mas, triste e desesperançoso é que, entre os pré candidatos à Presidência, nem uma voz se elevou até agora, por exemplo, pela punição de menores bandidos; pelo fim da moleza da progressão de pena; por cadeia, sem direito a qualquer benefício, por pelo menos 20 anos para quem for criminoso reincidente. Todos tratam o assunto do mesmo jeito. Pobres de nós!
OS SEM ESTÁDIO - Mais uma vergonha e uma demonstração repetida de incompetência, ineficiência, desrespeito. Faltam pouco mais de 50 dias para começar a Copa do Mundo e o estádio que vai receber o jogo de abertura ainda não está pronto. O Itaquerão já matou dois operários, mas está ainda sem muito da sua estrutura interna e externa concluída. É assim que vamos mostrar ao mundo o quanto não devemos ser levados a sério. Eles vão saber como somos desorganizados. Não é de graça que centenas de obras neste país começam e nunca terminam.
CUBANOS FUNCIONAM - Claro que a classe médica local está chiando, mas a realidade é que o programa Mais Médicos, em parceria com Cuba, está dando certo em Rondônia. Já são 253 profissionais atendendo em áreas onde a população estava órfão de qualquer tipo de atendimento. Nesta semana, mais 71 cubanos chegaram. Eles vão atender em áreas distantes de 17 cidades e seis distritos indígenas, entre outros. O pessoal da área da Medicina chia, mas o Mais Médico funciona. Claro que sempre se destacando as exceções...
 CHANCES REAIS - O governador Confúcio Moura ainda não definiu suas alianças e muito menos seu vice. Vai esperar até o último momento para fazê-lo. Já seus adversários estão se organizando. A chapa do PSDB/PSDC já está fechada, com Expedito Júnior na cabeça e Neodi Oliveira de vice. No grupo do senador Ivo Cassol, o nome mais forte continua sendo da esposa dele, dona Ivone. Ainda tem o Padre Ton, mas, com chances reais, sairá dos  três primeiros citados, grupos o futuro governador de Rondônia. Afora isso, só uma grande zebra na eleição de outubro.
 PERGUNTINHA - Quantos títulos os grandes clubes brasileiros ainda vão conquistar graças a ajuda de árbitros incompetentes e irresponsáveis?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário