quarta-feira, 16 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA SUTILEZA NA LEI SECA SÓ BENEFICIA OS BÊBADOS AO VOLANTE

Era bom demais para ser verdade! Uma mudança sutil na Lei Seca, que estava até agora ajudando a combater um dos mais terríveis males do nosso trânsito, o de bêbados ao volante, permite agora nova interpretação aos magistrados, para liberar o acusado de prisão e, dependendo do caso, até da pesado multa de quase 2 mil reais. Como vem acontecendo em muitos casos - e até em crimes violentos - as sentenças têm sido brandas, em vários tribunais, excetuando-se os juízes que interpretam a legislação em favor da população, refém da violência e não se preocupam com direitos humanos só de criminosos. Teoricamente, o Código Brasileiro de Trânsito foi endurecido em dezembro de 2012,  com a Lei criada para punir motoristas que tentavam escapar da punição, negando-se a soprar o bafômetro. Só que, em muitos casos já registrados em todo o país, quando há denúncia contra os embriagados ao volante, juízes têm interpretado que  estes motoristas pegos com baixa quantidade de álcool, não colocam a vida de terceiros em risco.
 A interpretação divide especialistas sobre o tema. Parte considera que a lei se tornou mais justa, punindo apenas com multa, e não cadeia, o condutor que bebeu pouco, mas não causou perigo a outras pessoas. Já para entidades como a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o entendimento é preocupante, porque qualquer quantidade de álcool é capaz de alterar a capacidade de dirigir. Dirceu Rodrigues Alves Júnior., da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, defende que a tolerância ao álcool deve ser zero. Para ele, não é só o embriagado que vai se acidentar. Aquele que não consegue ficar em pé, é um criminoso, mas o que bebeu, mesmo que pouco, põe sIm em risco vidas humanas. E está muito certo. Lei Seca que não tenha tolerância zero, tende a se tornar inútil!
 BENEVOLÊNCIA - Infelizmente, na grande maioria dos casos, os que beberam e foram dirigir estão sendo tratados com benevolência pela Justiça. É um  retrocesso, cujos resultados negativos se sentirá em breve, em todo o Brasil, com o aumento do número de acidentes violentos, causados por esses irresponsáveis. É uma pena que o Judiciário como um todo não esteja coeso em torno deste tema, que influi sim sobre a vida e a morte de centenas de pessoas, mortas por bêbados, Brasil afora. Cadeia para os bandidos do trânsito é a única forma de mudar a triste situação de impunidade também nas ruas sujas de sangue do nosso país.
 DESESPERO COMUNITÁRIO - Assusta a decisão do fechamento de pelo menos oito postos da Polícia Militar nos bairros da Capital. Enquanto a violência só cresce, o povo da periferia de Porto Velho anda desesperada, porque a pouca segurança que havia está desaparecendo, com o sumiço dos PMs dos locais onde estavam, vigiando e protegendo as comunidades. Sem efetivo, que está sendo transferindo para outras áreas, os postos estão abandonados. Vão acabar se transformando também antro de marginais, de viciados, de bandidos, como estão se tornando várias áreas da cidade.
 NÃO FALTA NADA! - O governo brasileiro nos faz passar mais uma vergonha, a todas as pessoas decentes deste país. A partir do final deste mês, menores criminosos, incluindo aqueles assassinos frios, destruidores de vidas e de famílias inteiras,  passam a ter direito a visitas íntimas nas casas onde estão internados. Podem matar, podem estuprar, podem destruir vidas, podem votar e dirigir. Podem até ter sexo em abundância naqueles arremedos de locais de recuperação. Só não podem ser punidos. Uma vergonha, um acinte, mais uma bofetada na cara das pessoas de bem!
TUDO PARADO - Começa já nesta quinta-feira, dia 17, um feriadão que só termina na manhã da próxima terça-feira, dia 22. Vários órgãos, como Judiciário e Tribunal Regional Eleitoral, além de praticamente toda a estrutura do Governo e Prefeituras, já fazem ponto facultativo na quinta, com exceção dos serviços essenciais. Sexta-Feira é Feriado Nacional. Depois vem o final de semana e segunda, dia 21, outro feriado, dessa vez de Tiradentes. A volta ao trabalho para os rondonienses e  brasileiros será na terça da semana que vem. País rico é assim mesmo!
FORÇA BRUTA - Em Candeias do Jamari, há uma verdadeira guerra, com direito a golpes abaixo da linha da cintura, entre os grupos que apoiam e que são oposição ao ex-prefeito Dinho e ao atual prefeito Careca. Dinho renunciou ao cargo para concorrer a Assembleia e seus adversários o queriam fora da Prefeitura, por ter sido cassado em primeira instância pela Justiça. Os dois grupos estão usando até de violência para se impor na pequena cidade. Lamentável!
 SÓ COM REZA! - Contribuinte que pagou valores exorbitantes de taxas e impostos, há dez dias encaminhou pedido de renovação de sua carteira de habilitação ao Detran. Até agora nada. O órgão, rico em dinheiro e paupérrimo em eficiência, trata quem precisa dele com má vontade e demora doentia. Fosse num país sério, as medidas cabíveis já teriam sido tomadas. Mas como é em Rondônia e é no Brasil, o pobre contribuinte tem é que rezar para um dia desses receber seu documento. Afora isso, nada mais pode fazer....
 PERGUNTINHA - Alguém aí sabe onde será o jogo de abertura da Copa do Mundo, daqui a menos de dois meses, caso o Itaquerão não fique mesmo pronto?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário