terça-feira, 1 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O PLANO B COMEÇA: LULA PODE ESTAR VOLTANDO

A água bateu no queixo. Não, não se está falando da enchente do rio Madeira e de muitos rios de Rondônia. Na verdade a alusão é ao susto que petistas e governistas estão levando das últimas pesquisas de opinião. Elas demonstram claramente que a sucessão de escândalos, rolos da Petrobras, prejuízos históricos da Eletrobras, riscos de crescimento da inflação e as centenas de obras que nunca terminam, começam sim a afetar a popularidade da presidente Dilma. O sinal de perigo acendeu e uma bomba, ainda apenas de efeito moral, digamos assim, estourou em meio dos planos petistas de mais quatro anos no poder. A oposição, que não existia, começa aos poucos mostrar suas unhas, ainda pouco afiadas, na verdade, mas já se anima, observando que os santos petistas podem estar com os pés de barro. O pacote de más notícias, somadas às tragédias naturais (apenas azar, porque disso nenhum governo tem culpa), como as históricas enchentes em Rondônia e Acre e a violenta seca em várias regiões do país, colocam a popularidade da Presidente da República, candidata à reeleição, em  cheque.
Qual o sintoma mais claro disso tudo? Reação imediata dos poderosos de plantão. Começa uma boataria, quase em tom de ameaça, que Lula vem aí! Por enquanto, seus aliados o colocam como vice numa eventual chapa com Dilma. O próprio pré candidato petista ao governo de Rondônia, o deputado federal Padre Ton, tem ajudado a alardear, por aqui, essa novidade petista. Mas o recado é claro. Lula, se vier, não será vice de ninguém. Será ele o candidato à Presidência. Se isso se concretizar, os leitores dessa coluna podem confirmar que tal situação foi aqui prevista há muito tempo atrás, ainda quando Dilma estava em alta. Escrevam, pois: Luiz Inácio está voltando. Será que com ele na disputa, tem pra mais alguém?
 NOVO ESTILO? - Certamente orientado por seus parceiros e marqueteiros, o governador Confúcio Moura resolveu mudar seu estilo e no discurso em que aceitou ser candidato novamente, decidiu bater forte na oposição. Ele criticou duramente seus adversários e disse que muitos deles estão atrás das grades ou respondendo processos na Justiça. Puxou briga, no encontro de Ji-Paraná, com a presença de grande público. Com a oposição hoje praticamente invisível (Confúcio ainda não sabe quem serão seus adversários), o momento foi propício para dizer que ele não aceitará ataques calado.
INVISÍVEIS - A verdade que é Confúcio e o PMDB saíram na frente, na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Nem sempre quem larga primeiro ganha, mas é sempre bom lembrar do ditado que diz que quem chega antes, bebe água limpa. A oposição, que ainda está tentando achar seu rumo, não tem, ao menos até agora, nomes definidos. Há o grupo, muito forte, do ex-governador e senador Ivo Cassol. Há o grupo do ex-senador Expedito Júnior, que, se candidato, não vai atacar Confúcio com dureza. A incógnita nesse jogo é: onde estará Hermínio Coelho, que é o mais determinado opositor do atual governo?
DESTEMIDOS PIONEIROS - Não é pra qualquer um! Empresa sólida, que chega aos 50 anos vigorosa e cada vez prestando melhores serviços à coletividade, merece todos os elogios. Por isso, vale o registro do cinquentenário da Eucatur, comemorado nesta segunda. Os pioneiros da família Gurgacz consolidaram uma empresa de transporte que foi  e é vital para a história e o desenvolvimento do nosso Estado. Portanto, aos seus dirigentes e todos os funcionários, os cumprimentos mais efusivos da coluna!
VAI OU NÃO VAI? - Outra situação que, no popular, não sobe nem sai de cima, é a do PT. Em nível nacional, o partido anuncia alianças com o PMDB em vários estados, incluindo Rondônia. Na prática, o  deputado Padre Ton e seu grupo não querem nem ouvir falar nisso e já avisaram, inclusive num encontro estadual deste último domingo, em Rolim de Moura, que preferem trabalhar na direção de candidatura própria. Nesse momento, a decisão petista é neste rumo. E o será, se não vier o dedo firme de Brasília para mudar a decisão. .  
LADEIRA ABAIXO - Não é só a Petrobras que está indo ladeira abaixo. A Eletrobras é outra estatal que teve enorme prejuízo no ano passado, algo em torno de 6 bilhões e 200 milhões de reais, quase o valor gasto com todos os estádios para a Copa. É o segundo ano de prejuízo. Mais de 13 bilhões  nos dois últimos anos. A direção da empresa garante que a crise vai passar e que em 2014 terá lucro. Será mesmo? A verdade é que as grandes empresas brasileiras, de setores vitais, estão se deteriorando. Está na hora de recuperá-las.
TORCIDA GERAL - Fonte do DER informa que em função das pesadas chuvas na região e muitos problemas enfrentados pelas equipes que trabalham sem parar, a Estrada do Parque, que vai tirar Guajará Mirim, Nova Mamoré e região do isolamento, não ficou pronta neste domingo. O novo Dia D é esta terça. Quase 150 servidores do DER estão dando duro há mais de dez dias, tentando concluir o trabalho tão importante para milhares de pessoas, que correm o risco do desabastecimento. A torcida geral é para que tudo dê certo nesta terça.
PERGUNTINHA - As águas das enchentes em Porto Velho e toda a região; de Cacoal, de Pimenta Bueno e do Acre vão continuar subindo até quantos metros?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário