terça-feira, 15 de abril de 2014

HIPERTENSÃO - Pressão alta afeta não só o coração, mas também o cérebro, rins e olhos

Doença geralmente não dá sintomas e pode ter consequências sérias

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão arterial, incluindo crianças e adolescentes. A doença acontece quando os vasos sanguíneos se contraem mais do que o necessário, dificultando a passagem do sangue. Além de fazer mal para o coração, a pressão alta pode afetar os vasos do corpo todo, inclusive do cérebro, rins e olhos, como explicaram o cardiologista Décio Mion em um programa de televisão esta semana.

Segundo os especialistas, a pressão alta pode bloquear e entupir as artérias do coração, levando à angina ou infarto, no cérebro, pode ocorrer o mesmo bloqueio, causando um AVC.

Já nos rins, o entupimento das artérias provoca falhas na filtragem do sangue, podendo causar insuficiência renal; por fim, nos olhos, o aumento de pressão pode estreitar os vasos oculares, causando até mesmo a cegueira.

Na maior parte das vezes, a hipertensão não dá sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico. Por definição médica, é considerada hipertensão a pressão em 14 por 9 ou acima disso e, nesse caso, talvez seja necessário utilizar medicamentos, que promovam a dilatação dos vasos. Outros medidas como atividades físicas, dieta saudável e redução de sal na alimentação também podem ajudar.

Estresse - Em situações de estresse ou tensão, a pressão pode também subir já que o corpo fica em estado de alerta. Com isso, os batimentos cardíacos aumentam, o coração bombeia mais sangue para os músculos, o que acaba fazendo uma pressão maior nas paredes das artérias.

Para mostrar essa reação, há um teste feito no Instituto do Coração, em São Paulo, que mostra a pressão dos pacientes antes e depois de situações como essas.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário