sábado, 5 de abril de 2014

A lenta e demorada reconstrução de Rondônia

A cheia do Madeira e de outros rios em Rondônia afetou vários municípios, desalojando e desabrigando centenas de pessoas. As águas do Madeira, especialmente, que atingiram inacreditáveis 19,71 metros até o momento, invadiram casa, prédios públicos, destruíram plantações, arrasaram com comunidades inteiras como São Carlos e Calma no baixo Madeira, matando as criações dos ribeirinhos, como galinhas, porcos, bois.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), o prejuízo do estado já alcançou a cifra de R$ 1 bilhão. Mas estes são números iniciais, com informações preliminares e que podem variar para números ainda maiores. Mas isso somente será conhecido após o  nível das águas baixarem.

 Por enquanto, o que se espera é a resposta rápida do governo federal para com o povo de Rondônia. A prefeitura municipal entregou ao Ministério da Integração nacional, um plano para a reconstrução de Porto Velho. Historicamente, o que vimos foi um total descaso do governo federal com outros entes federativos relacionados a tragédia. Até hoje, Petrópolis e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro e Itajaí, em Santa Catarina, aguardam recursos para a reconstrução. Naqueles estados, a população saiu às ruas para auxiliar seus irmãos atingidos pela enchente, ajudando na limpeza do lodo e sujeira que invadiram as cidades.

Afinal, além da grande faxina que deverá ser feita nas cidades, muito terá de ser realizado de obras de infraestrutura nas cidades, com obras de recuperação de estradas vicinais. BR's, pontes, residências.... A lista é grande. Por isso, além de dinheiro será necessário muita boa vontade para a reconstrução e recuperação de tudo que foi destruído e que somente com a baixa das águas saberemos o que elas escondem.

O certo é que um planejamento criterioso precisa ser feito para que se façam obras estruturantes necessárias para evitar ou minimizar estas tragédias, como o muro de contenção nas margens direita e esquerda do rio Madeira, a elevação de ruas da capital e de trechos da BR-364 e de pontes. A lista será grande, assim como o trabalho a ser executado.

Que nossos governantes municipais e estaduais se planejem pois poderão ser lembrados como heróis da reconstrução, ou conhecidos como os que enterraram de vez nossa Capital.
Fonte: Editorial - Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário