sábado, 30 de novembro de 2013

VIDA SAUDÁVEL - CORTE DA SUA REFEIÇÃO OS ALIMENTOS QUE INCHAM

Enquanto alguns alimentos secam as gordurinhas, outros incham o corpo, aumentando a barriga, pés e pernas pesadas e aquela sensação de corpo inchado. Esse inchaço pode ser causado por uma má alimentação ou oscilação hormonal. Mas, para sua sorte e alívio, esse probleminha de retenção de líquido pode ser resolvido com a mudança de hábitos alimentares. "Por diversos fatores o mecanismo do corpo para de funcionar adequadamente e a água sai dos vasos sanguíneos em direção ao tecido subcutâneo em direção ao tecido subcutâneo, o que provoca o edema", explica o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme.

Os locais mais suscetíveis ao inchaço são pernas, tornozelos, pés mãos e a barriga, por isso, depois de comer você pode sofrer para colocar aquele "jeans" que tanto gosta. "Quem  sofre de retenção de líquido precisa mudar a alimentação e também investigar as causas. Qualquer inchaço pode apresentar uma causa que deve ser tratada e investigada adequadamente. O fator desencadeante pode ser desde problemas circulatórios, cardíacos, renais, hepáticos e hormonais como disfunções da tireoide, entre outros", afirma Veinert.

Será que eu tenho retenção? - Um simples teste pode confirmar se você sofre ou não de retenção de líquidos. "Pressione, com os dedos, algumas áreas como pernas, como a região anterior da perna (ou canela) e pés, e observe se forma um sulco ou depressão. No caso do edema, ficará a marca do dedo no local e demorará a voltar ao normal. Perceba, ainda, se seus pés incham muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se amanhece com pálpebras ou rosto inchado", sugere o nutrólogo.

O nutrólogo explica quais são os alimentos que dominam o ranking dos alimentos que incham e o copro. Conheça os vilões:

  • Alimentos industrializados - São ricos em corantes, conservantes e sódio, que aumentam a retenção de líquidos pelo excesso de sódio e substâncias químicas. Refrigerantes são ricos em sódio o promovem retenção de líquidos.
  • Bebidas Alcoólicas - Interferem em alguns processos bioquímicos da glicose no sangue e na absorção de água pelos rins, aumentando o edema.
  • Alimentos pobres em fibras - Esses alimentos prejudicam a formação de bolo fecal (fezes) e a absorção de água. Este fator leva à constipação e retenção líquida. Só para se ter uma ideia, 75% do volume total fezes é composto por água.
  • Frituras - prejudicam o esvaziamento do estômago e consequentemente todo o processo de digestão, que inclui a absorção e eliminação de água pela urina e fezes, piorando o inchaço.
  • Mocinhos - Para resolver problema de uma vez é necessário se aliar aos mocinhos que combatem o inchaço, entre eles podemos destacar:
  • Atividade física - Auxilia na eliminação de líquidos, além de melhorar as funções do coração, pulmões e, consequentemente  dos rins. A prática auxilia muito na manutenção da boa circulação.
  • Alimentação saudável regular - Promove um bom funcionamento intestinal, com maior absorção de água pelas fezes e melhora do edema.
  • Manter boa hidratação - Auxiliam na manutenção e bom funcionamento de órgãos e sistemas, reduzindo o inchaço.
  • Acompanhamento Médico - É importante se consultar com o médico para controle do edema e verificar se realmente é um problema hormonal esporádico e não outra doença do coração, pulmões ou rins, por exemplo. "O hábito de consultar um médico regularmente ajuda a prevenir doenças e promover saúde", alerta Veinert.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

MANJAR DOS DEUSES

Uma gordinha é tudo de bom!

Instrução: uma questão fundamental

Não basta comprar um a moto: o consumidor deve se educar para poder usufruir corretamente de sua "máquina e não se colocar em situações de risco

Aprender ou melhorar a maneira com que um individuo conduz seu veículo pode ser traduzido em "segurança para si e para os demais que dividem o mesmo espaço". Digo "pode" porque a  mesma informação também é utilizada para a melhoria do desempenho e, dependendo do meio em que se promove a pilotagem, pode ser contraproducente.

É vital entender que as duas formas de pilotagem - a segura e a de desempenho - se encontram em lados opostos da mesma moeda. É impossível promover a pilotagem segura sem sacrificar o desempenho, assim  como não é possível imaginar a obtenção de alto desempenho sem algum detrimento da segurança.

A partir deste entendimento, vislumbras-se que a eficiência se encontra exatamente entre esses dois aspectos da pilotagem, apontando, inclusive, para a interdependência entre as suas formas antagônicas. Forma-se aí um paradigma, pois a busca por segurança envolve a exploração dos limites de desempenho de um veículo,  para entendimento de suas capacidades. Sem isto não é possível produzir uma ação eficiente e segura nos controles - principalmente em situação emergencial - por pura falta de conhecimento. Uma vez adquiridos os  parâmetros, aplicam-se as normas de condução segura, privilegiando o convívio com outros veículos e pessoas e objetivando uma relação de cordialidade, respeito e eficiência no deslocamento.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
Tal trabalho de instrução deveria sera plicado pelo Estado, uma vez que este é o certificado de capacitação da direção veicular, através da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Este papel, no entanto, é  outorgado em lei às autoescolas, às quais compete preparar os futuros motoristas e motociclistas. Infelizmente, os valores se encontram deturpados - e o que as autoescolas oferecem como "treinamento" (ao invés de realmente instruir um indivíduo a utilizar seu veículo) objetiva, principalmente, a aprovação em um ridículo exame imposto pelo Estado. Atualmente, todo o percurso do exame de moto é executado em primeira marcha - e o candidato que mudar para a segunda é eliminado. Pior ainda é a inexistente demonstração de aptidão no uso dos freios - procedimento critico na condução de qualquer veículo: imagine, então, um um tipo que depende tanto do equilíbrio como a moto. Ora: se a exigência para demonstração de habilidade é ínfima, obviamente, o preparo para cumprir esta exigência também o será.

Estima-se que cerca de 40 mil vidas são perdidas no trânsito brasileiro a cada ano. E há quem acredite que este número seja bastante superior. Nem mesmo um estatística decente nós temos. Organizações internacionais posicionam o Brasil em quinto lugar no ranking de maior quantidade de mortes no trânsito, tornando-se evidente ser este, há muito tempo, um problema epidêmico. Por alguma razão, provavelmente escusa, esses números não são amplamente divulgados pela média e a  maioria das pessoas acaba aceitando tais perdas como "tragédias da vida moderna".

NÃO PRECISAVA SER ASSIM
Chamem-me de "inconformista", mas não posso aceitar esta situação como um "fato da vida". Principalmente porque é possível diminuir essas perdas com uma educação mais técnica e menos política de quem opera um veículo - seja de duas, quatro ou de mais rodas.

No que diz respeito às motos, esta imensa lacuna existente entre  a realidade do trânsito e o treinamento oferecido pelas entidades oficiais tem sido preenchida por profissionais que, em sua maioria, oferecem treinamento bem mais completo e condizente com a realidade. Infelizmente, como em qualquer setor comercial, oportunistas encontram brechas e se instalam, deturpando valores e ideais. Cabe ao leitor apuara quem realmente oferece treinamento qualificado e separar esses profissionais dos gatunos que vendem apenas uma ilusão ou "glamour".

Naturalmente, este texto poderia ser classificado como "propaganda" - uma vez que, pessoalmente, ministro um curso de pilotagem para motociclistas; mas, me pergunto: por que não divulgar? Ao menos, assim, as pessoas terão certeza de que esse tipo de serviço existe, e que não estão totalmente abandonadas a soete. Neste mar de números e corporações, poucos se preocupam com a qualidade de vida que deixarão para os seus e para a sociedade; a maioria só está interessada  em quanto dinheiro terão no bolso. Afinal de contas, isto é um negócio, não? Em minha opinião, não é  - eu e meus colegas somos responsáveis por aprimorar motociclistas que sentem não estar preparados para conduzir seus "brinquedos". E esta tarefa deve ser exercida com o máximo de foco e atenção. Literalmente, vidas dependem disso.

Com o avanço da tecnologia surgem motos mais potentes delicadas de se operar. Além disso, empresários inescrupulosos inundam o mercado com produtos de qualidade duvidosa, acenando ao consumidor com promoções, prestações baixíssimas e toda a sorte de "vantagens" para vender suas mercadorias, mas sem preparar o consumidor para operar tais veículos. Obviamente, isto não é problema deles. Não? Será mesmo?

Caro motociclista: finalizo com a veemente recomendação de que você se instrua colhendo todo tipo de informação a que puder ter acesso - faça uma triagem, adapte à sua necessidade e desenvolva a experiência gradualmente - mas faça algo a respeito! Não permita que sua vida se transforme em uma mera estatística por banalizar um processo complexo como a pilotagem motociclística.
Fonte: Nenad Djordejevic - campeão brasileiro de moto-velocidade e instrutor de curso de pilotagem - Revista Moto Adventure 

Motociclista, fique bem informado


Importante estar informado sobre o que o mercado nos oferece com relação sobre óleo para "nossas máquinas"
Fonte: Revista Duas Rodas

Lá no Posto Ipiranga - quarta-feira

Mais uma reunião lá no Posto Ipiranga nesta última quarta-feira (27), mais um bom bate papo. Porém, como fala o Mário Beraldo sempre à mesma coisa. Veja as fotos.





OPINIÃO DE PRIMEIRA

NOSSA CONTA DE LUZ ESTÁ 16,44% MAIS CARA A PARTIR DESTE SÁBADO

Atenção rondonienses que esperavam terminar o ano sem surpresas desagradáveis: a partir deste sábado, você vai pagar exatamente mais 16,44% na sua conta de energia elétrica. Puxando pela memória, podemos nos recordar de recente pronunciamento da Presidente Dilma, anunciando aos quatro ventos uma queda significativa no preço da energia. Para Rondônia, por exemplo, a expectativa era de uma diminuição igual ou superior a 20%. O que o governo fez questão de não dizer é que a desoneração fiscal (via tributos federais) e o processo de renovação das concessões,  que provocaram realmente uma queda inicial no custo da energia elétrica no Brasil, já não valem mais. É que os reajustes das distribuidoras e o acionamento das térmicas já absorveram parte daquela decantada redução. Que, na prática, na vida real, não no país dos sonhos e das hipóteses, mas no mundo concreto, significa aumento na conta de luz. E não a enganosa propaganda da tal "desoneração".
Claro que os tecnocratas vão dizer que não é bem assim, que uma coisa é uma coisa, que outra coisa...; vão apresentar fórmulas matemáticas e contas de fantastiquilhões, tentando nos empurrar goela abaixo que o custo da energia diminuiu. Podemos ser burros para muita coisa, mas jamais o somos quando tocam a mão no nosso bolso e ainda querem nos fazer engolir que, na verdade estão colocando dinheiro e não o tirando. Que se reponha a verdade, portanto. As mais de 500 mil unidades habitacionais de Rondônia, terão aumento na conta de energia, a partir deste sábado, de 16,44%. A indústria pagará menos: 6,77%. Mas o rondoniense comum, em sua casa, tem mais uma despesa. Nada de diminuição no custo. O nome claro, insofismável, indefectível disso é: AUMENTO DA CONTA DE ENERGIA. Ponto final.
 CRESCENDO MUITO - Os próximos 90 dias serão decisivos para os planos dos candidatos a candidato ao Governo em 2014. Começando com Confúcio Moura, que está com obras em todos os cantos do Estado, visitando cada uma das cidades, distritos e localidades rondonienses; afinando as finanças para que tudo ande sem sustos até a eleição e, mais que tudo, crescendo bastante nas pesquisas em regiões onde estava em baixa, inclusive na Capital. Hoje, o maior adversário de Confúcio, do PMDB é o...PMDB. Afora isso, sai para a reeleição com chances concretas.
 RUMO AO PÓDIO - Expedito Júnior se diz tranquilo em relação aos problemas que tinha com a Justiça Eleitoral. Ele e seus partidários garantem que o ex-senador está apto para entrar na corrida pelo Governo. Expedito queria mesmo era ir ao Senado, mas seus partidários, amigos e milhares de eleitores o querem na disputa pelo Palácio Presidente Vargas. Todas as pesquisas em que seu nome é colocado o colocam com chances reais de vitória. Expedito está, na linguagem olímpica, muito perto do pódio. Chegará à Medalha de Ouro?
 LINGUAGEM DO POVÃO - Um terceiro nome é o do presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho. Com seu jeitão simples de falar, mas com uma sensibilidade política à flor da pele (sabe como ninguém falar a linguagem do povão), Hermínio quer ser o principal oposicionista ao atual governo. Tem percorrido todo o Estado e, onde anda, é muito bem recebido e instado a entrar na disputa pelo Governo. Hermínio e seu grupo estão muito animados, até porque teriam informações de que o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, o outro nome fortíssimo do PSD, não iria  disputar em 2014.
 ALIANÇA FORTE - Ainda faz parte deste rol com lideranças com chances reais de disputar a eleição para o Governo e ganhá-la, o deputado estadual, ex-presidente da Assembleia e ex-prefeito de Machadinho do Oeste, Neodi Oliveira. É um nome respeitado em sua região, com uma passagem de sucesso no comando da ALE, o que não é fácil para nenhum político e, mais que isso, poderá ter o aval de líderes muito importantes, como o senador e ex-governador Ivo Cassol. Neodi está no páreo e pode vir forte, com uma coligação de vários partidos para apoiá-lo.
 OUTROS NOMES - Entre outros possíveis candidatos, Padre Ton, do PT, pode abrir mão numa aliança com o PMDB. Mário Português tem repetido que só entra na briga se Confúcio desistir de concorrer. José Bianco, ex-governador, duas vezes prefeito de Ji- ainda analisa o quadro. Seu maior problema seria formar uma aliança. Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, já avisou que não entra na disputa de 2014 de jeito nenhum e que apoiará Confúcio. Pode surgir alguma outra surpresa de última hora? Até pode. Mas por enquanto, os nomes principais estão postados. Falta menos de um ano para a eleição.
 JÁ VAI TARDE - Faltando três semanas para o Natal e quatro para o final do ano, 2013 acaba sem muitos motivos de comemoração. A economia brasileira não foi de todo ruim, mesmo com a crise internacional. Mas a violência que tomou conta de cada cidade, de cada rua, de cada casa no país, foi um dado assustador, principalmente pela inércia do governo e do Congresso em combater esse câncer. Em Rondônia, terra dos escândalos e das operações da Polícia Federal, houve alguns avanços aqui e ali. Mas, no geral, 2013 é um ano para se esquecer...
 PERGUNTINHA -Será que neste final de semana teremos mais uma operação da Polícia Federal,  destas, tamanho gigante, como ocorreu nesta quarta?
Fonte: Jornalista Sérgio 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SAÚDE - Farmacêutica francesa faz alerta sobre pílula do dia seguinte

Anticoncepção pode não funcionar para mulheres com mais de 80 kg.

Uma fabricante francesa de contraceptivos afirmou, nesta terça-feira dia 27 que sua pílula do dia seguinte não funciona quando tomada por mulheres que pesam mais de 80 quilos por isso pretende mudar sua bula para avisar as pacientes. A decisão de mudar a indicação é baseada em estudos anteriores sobre o levonorgestrel, um dos princípios ativos da pílula do dia seguinte  Norlevo, de acordo com FrederiqueWel saúde feminina do laboratório.

Especialistas afirmam que mulheres mais pesadas não devem presumir, a partir dessa decisão que a contracepção  de emergência não vai funcionar para elas. É preciso conversar com um profissional da saúde ou considerar alternativas como o uso do dispositivo intrauterino (DIU).

No Brasil, várias marcas de contraceptivos de emergência têm como princípio ativo o levonorgestrel. Wegryn afirma que os resultados de um estudo conduzido pela Universidade de Edimburgo em 2011, que ajudaram a fundamentar a decisão do laboratório, foram recebidos com surpresa. Mas muita discussão tem ocorrido nos últimos anos sobre a eficácia de contraceptivos em pacientes obesas ou com sobrepeso.

O chefe executivo da HRA Pharma, Erin Gainer, estima que milhões de mulheres na Europa usam contraceptivos de emergência idênticos ao Norlevo. AnnaGlasier, pesquisadora responsável pelo estudo de 2011 que levou a farmacêutica a tomar essa decisão, diz que a pesquisa não tinha o objetivo de verificar especificamente o efeito do peso na contracepção de emergência. O estudo incluiu 1.700 mulheres.

"Não estou com posição de comentar se a decisão da companhia de mudar sua indicação é prematura", ela disse por e-mail. A pílula do dia seguinte apresenta uma alta dose de hormônio contidos em pílulas anticoncepcionais comuns. Ao tomá-la até 72 horas depois da relação sexual, as chances de gravidez diminuem 89%. Se a mulher já estiver grávida, a pílula não faz efeito.

A farmacêutica começou a consultar os reguladores franceses sobre a mudança da indicação da pílula em 2012 e só agora as autoridades aprovaram as mudanças. A nova indicação afirma que a eficácia da droga é reduzida para mulheres com mais de 75 quilos e que ela é  indicada para as que pesam mais de 80 quilos.
Fonte: G1. globo.com 

RANKING DE VENDAS - As mais vendidas - outubro/2013 - Motocicletas


Fonte: Fenabrave - Revista Duas Rodas

Dicas de Manutenção para a sua Moto

Bateria - Muitas baterias de moto não são seladas e esporadicamente precisam ter o nível de água completado. Na lateral da bateria você encontrará as marcas “mínimo” e “máximo”. Desligue a bateria (solte primeiro o pólo negativo), retire-a da moto, abra todas as tampinhas e complete o nível com água destilada vendida em postos de combustíveis e farmácias – água comum oxida as placas metálicas existentes dentro da bateria. Não use água mineral ou da torneira. No verão, em regiões quentes ou em motos que passam o dia estacionadas sob o sol, essa verificação tem de ser mais frequente. Quando montar a bateria de volta, aproveite para limpar os pólos e ligue primeiro o positivo.

 Cabos - Os cabos de freio, acelerador e embreagem também devem ser conferidos periodicamente. A quebra pode deixar você a pé ou comprometer a segurança. É fácil verificar: no caso do freio dianteiro a tambor e da embreagem, afaste o guarda-pó de borracha dos manetes e espie o estado dos cabos de aço. Troque se estiverem desfiados. A verificação do cabo do acelerador e sua troca devem ser feitas em uma concessionária.

 Corrente - A corrente perde a lubrificação mais rápido em períodos de chuva e quando se trafega em regiões com muita terra, pó ou areia. Se andar de moto sob chuva intensa, lubrifique a corrente com óleo SAE 80-90 antes da próxima saída (aplique sobre toda a extensão da corrente com um pincel ou escova de dentes). A lubrificação reduz o atrito com a coroa e o pinhão e faz com que os três componentes durem mais. Em condições normais de uso, no asfalto, lubrifique a cada 500 km rodados. 
Conforme a moto ganha quilometragem, lentamente a corrente ganha folga. Com o tempo você notará que ela ficará abaulada para baixo. Quando essa folga for superior ao indicado no manual do proprietário (pode ser de 1,5 cm ou 2 cm, por exemplo), é preciso ajustá-la para não correr o risco de que se solte da coroa com a moto em movimento. Use um dedo ou chave de fenda para empurrar a corrente para baixo e ver quanto cede. O jogo de ferramentas original é suficiente para esticar a corrente e o procedimento está também no manual do proprietário. Basicamente, é feito soltando o eixo traseiro e o afastando para trás no braço oscilante da suspensão, junto com a roda. O aperto em excesso pode causar o rompimento. Cheque a folga a cada 1.000 km.

 Filtro de ar - Algumas motos empregam filtros de ar descartáveis pela facilidade de manutenção, mas a maioria dos modelos de baixa cilindrada traz elementos de espuma. Estes devem ser lavados com detergente neutro a cada 1.000 km, e menos que isso se a moto circular em locais com muita poeira ou areia. Depois dessa limpeza, algumas fabricantes recomendam aplicar óleo SAE 80-90 na espuma.

 Freio - No caso do sistema a disco, é possível ver se as pastilhas estão próximas ao limite ficando de frente para a roda. As pastilhas são formadas por uma base metálica (por onde ficam presas à pinça de freio) e pelo material de atrito, que visualmente é um “degrau” que fica em contato com o disco. Ele não pode estar com menos de 1 milímetro de espessura, e é ideal verificar até cada 1.000 km. Não deixe a pastilha acabar, porque essa economia sai caro: se a base metálica entrar em contato com o disco, vai danificá-lo e você precisará comprar um novo. Já nos modelos a tambor há indicadores do limite de ajuste das sapatas. O ajuste do freio a tambor é necessário conforme as sapatas se desgastam e a folga se torna superior a 3 cm até que o freio seja acionado quando pisamos no pedal.

 Óleo do motor - Óleo lubrificante de boa qualidade é vital para a durabilidade do motor. Além de reduzir o desgaste entre peças como cilindro e anéis, o lubrificante ajuda a resfriar o motor e diminui o atrito no câmbio. Trocar o lubrificante seguindo os prazos corretos e especificações indicadas no manual do proprietário é uma das formas mais baratas de conservar seu motor. Escolha a fabricante de sua preferência, mas sempre siga a recomendação de viscosidade para qual seu motor foi projetado (por exemplo, 20W50).  
Cheque se o nível do óleo lubrificante não está abaixo do mínimo recomendável a cada 1.000 km, pelo menos. Para isso, espere de 1 a 5 minutos após o uso e coloque a moto em piso plano. A maioria dos modelos precisa estar na vertical e não inclinada sobre o descanso lateral, o que resulta em diferença na leitura (consulte o manual da sua moto). Retire a tampa de abastecimento, limpe a vareta e insira novamente sem rosquear para verificar o nível do óleo, que deve estar entre as marcas “mínimo” e “máximo”. Se estiver abaixo do nível mínimo, complete com o mesmo lubrificante até atingir o nível correto.
No frasco de óleo você também encontra as classificações API de performance do óleo, por letras como SJ, SL e SM. Sendo de uma mesma viscosidade, um óleo API SL atende à uma classificação mais exigente que um API SJ, por exemplo (e assim por diante, em ordem alfabética). Você pode optar por um óleo de classificação API superior sempre que desejar, desde que respeite a indicação de viscosidade determinada pela fabricante da moto.            

 Pneu - A parada no posto é uma boa oportunidade para checar a calibragem dos pneus. O procedimento correto é feito com os pneus frios, por isso prefira parar no posto mais próximo – quando o pneu se aquece em contato com o piso, a pressão do ar interno aumenta e a bomba identifica uma pressão maior. Use a pressão indicada pela fabricante da moto no manual do proprietário ou adesivo que costuma ser fixado no braço oscilante da suspensão traseira.
Mesmo que os pneus ainda não estejam gastos, precisam ser trocados se completarem cinco anos. O problema é que a borracha enrijece e resseca com o passar dos anos, e isso diminui a capacidade de aderir ao asfalto, o que pode causar derrapagens. A data de fabricação fica estampada na lateral do pneu, perto da inscrição “DOT” (de Department of Transportation). É uma sequência de quatro números, na qual os dois primeiros revelam a semana em que foi produzido e os dois últimos, o ano de fabricação. Por exemplo: “0313” significa que foi produzido na terceira semana de 2013.
Quando os sulcos do pneu atingem a profundidade mínima, é hora de trocá-lo. Os sulcos servem para escoar a água em piso molhado e evitar a perda de aderência. Para evitar que o pneu se torne inseguro, ou que os sulcos desapareçam para que depois você perceba que já deveria tê-lo trocado, todo pneu traz na lateral inscrição TWI (do inglês Tread Wear Indicator, ou indicador de desgaste da banda de rodagem). Olhando o sulco próximo das letras TWI você encontrará pequenos ressaltos. Basta trocar o pneu quando a altura da banda de rodagem se igualar a esses ressaltos.

 Vela de ignição - A vela de ignição é importante porque produz a faísca na mistura ar-combustível dentro do motor, o que faz sua moto andar. Quando gasta, faz o consumo de combustível subir, assim como a emissão de poluentes. Troque-as de acordo com a indicação do manual e verifique seu estado a cada 3.000 km. A folga entre os eletrodos deve ter em média 0,8 milímetro e precisa ser ajustada quando se compra uma vela nova.
Fonte: Revista Duas Rodas

OPINIÃO DE PRIMEIRO

O PRIMEIRO ANO ESTÁ TERMINANDO E PRATICAMENTE PERDIDO

Caminhando para o 12º mês, a administração do prefeito Mauro Nazif encerra o primeiro ano com resultado, ao menos até agora, muito abaixo do esperado. Com algumas poucas exceções, com avanços lentos aqui e ali, afora isso, não há o que se registrar como marcante no governo de um homem público eleito com votação muito grande e em quem a coletividade da Capital dos rondonienses apostava todas suas fichas. O que deu errado, então? Um dos motivos foi a situação complicada em que a Prefeitura foi encontrada. Decisões judiciais, processos, denúncias pesadas envolvendo a administração passada ( aliás,que se registre que, apesar de tantas denúncias, nada foi comprovado ou alguém foi punido, até agora), assustaram Nazif e seu secretariado, temerosos de que, se não seguirem à risca a dura legislação, poderiam trilhar  pelo mesmo caminho da turma do seu antecessor, Roberto Sobrinho. Isso engessou os projetos, ainda mais porque Nazif teme cada passo e só os dá quando está totalmente seguro que não terá problemas ali na frente. Numa situação em que a administração pública está engessada pela burocracia e pela falta de recursos, ainda viver sob  o temor da vara curta do MP e do Judiciário emperra tudo, das pequenas às grandes realizações.
Nazif também teve problemas com parte da Câmara Municipal - e teria muito mais, não tivesse a Câmara ficado fragilizada na Operação Apocalipse - e, ao mesmo tempo, ficou de mãos atadas com as dezenas de obras federais que não saem do lugar. O prefeito da Capital já deveria ter dado uma porrada da mesa, deveria ter decidido mais e agido mais; deveria ter trocado mais gente na sua equipe e, ainda, deveria ter trabalhado muito mais. Praticamente perdeu um ano dos quatro que o povo lhe deu. Tem que trabalhar em dobro em 2014 para recuperar o que não fez. Tomara que consiga!
 MINHOCA NÃO FALTA - Cada enxadada, uma minhoca! A frase de pescador atrás das iscas cabe muito bem para explicar o que está acontecendo em Rondônia. Cada vez que as autoridades levantam a ponta de algum tapete, sai sujeira. Nessa semana, mais uma operação da Polícia Federal fez uma limpa numa turma suspeita de falsificar dinheiro, de usar documentos falsos para conseguir empréstimos bancários que nunca eram pagos e que teria enganado até o Judiciário. Qual será a próxima sacanagem a ser descoberta?
PROTESTO - Se não houver mudança de planos ou outras circunstâncias inesperadas, estudantes secundaristas lideram, neste sábado, passeata e concentração de protestos contra a Câmara de Vereadores.  Espera-se um movimento forte, mas pacífico, Nada de bagunça. E espera-se também que os  oportunistas deixem os estudantes em paz, para fazer seu movimento. É que tem tanto candidato a candidato esperando uma boquinha para faturar junto à população, que qualquer mobilização corre o risco de não ser levada a sério...
NA GUILHOTINA - Pela segunda vez, o Conselho de Ética da Câmara Federal aprovou a cassação do mandato do deputado Natan Donadon, rondoniense do PMDB que cumpre pena na Papuda, em Brasília, o mesmo presídio em que estão José Dirceu, José Genoino e outros mensaleiros. Na primeira vez em que foi julgado, Danadon teve seu mandato mantido, mesmo com a condenação pelo Supremo. Dessa vez, a coisa ficou mais difícil. Além do clima ser diferente, os voto no plenário, agora, serão abertos. Dessa vez, ao que tudo indica, Donadon só escapa com um milagre...
BRINCADEIRA - Uma brincadeira nas redes sociais, em que quando uma pessoa cai numa pegadinha, tem que colocar determinadas frases em seu perfil, envolveu até a  a ex-senadora Fátima Cleide. Ela entrou na bem humorada brincadeira e postou que estava esperando um bebê. Bastou para que recebesse dezenas de mensagens de congratulações e apoio. A verdade é que tudo não passou do que se chama de fake, nas redes sociais. Mas Fátima deve ter gostado, porque até ontem ainda não tinha desmentido sua pretensa gravidez.
OBRAS QUE NÃO PARAM - Não há nenhuma obra do Estado paralisada, ao contrário de dezenas delas, tanto da Prefeitura quanto federais, que estão em andamento em Porto Velho. A afirmação é do diretor geral do DER/Deosp, Lúcio Mosquini. Reclamações de que ruas teriam sido abertas em Ji-Paraná e paradas foram contestadas por Mosquini. Ele explicou que, em função da urgência da obra, teve que desviar equipes e máquinas para o aeroporto José Coleto. Pronta a nova pista, foi retomada a série de obras na cidade, no mesmo ritmo que estavam sendo tocadas.
QUATRO VEZES - Mosquini falou também sobre os mais de 12 mil quilômetros de rodovias e estradas, sob responsabilidade do DER, hoje, em Rondônia. Mais que quatro vezes mais, em termos de quilometragem, do que havia no início do atual governo. O engenheiro, que é considerado um dos mais destacados secretários do atual governo é o entrevistado do programa Candelária Debate, que vai ao ar neste sábado, 13h20, pela TV Candelária, em Rede estadual. Ele falou sobre tudo e até sobre política. Imperdível!
PERGUNTINHA - Alguém aí ainda aguenta a festa dos flamenguistas, campeões da Copa do Brasil, que começou na noite de quarta feira e até agora não terminou?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cenas da Cidade

Nesta quinta-feira (28), pela manhã em frente a Sesdec, me deparei com uma cena de "amor a luz do dia", ou seja, um belo cachorro e uma bela cadela, fazendo o salutar amor matinal. Não resisti e registrei o fato. O casal um tanto assustado com minha presença, pelo jeito ambos (acredito) chegaram ao ápice da relação, melhor dizendo desfrutaram do espetacular 'gozo',  pois como sempre dizemos "estavam engatados". Veja as fotos.



Detalhe: olha a perna do "cabra" entrelaçada na bunda da dama...







Ponta do Lápis em Movimento





MINUTOS DE SABEDORIA

Se você não sabe perdoar sem esquecer, é sinal de que não compreendeu ainda a Verdade e Caminho a seguir.
Procure perdoar e esquecer as mágoas e ofensas, as intrigas e calúnias.
Mantenha-se em tal atitude, que nenhuma calúnia o possa atingir.
Perdoe e siga seu caminho.
Quando o caluniador abrir os olhos, você estará tão distante dele, que não poderá mais ouvir sua voz cheia de veneno.

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A GUERRA CIVIL CONTRA O POVO DO BEM NÃO É NO PAÍS

No Brasil que não é o Brasil da maioria dos nosso governantes e nem da nossa classe política, o grande tema nacional - o extermínio de pessoas de bem pelo crime organizado e bandidos de todas as idades - não está em pauta. Mensalão, corrupção, incompetência; centenas de obras paralisadas; ineficiência do Estado; ladrões se dizendo presos políticos, tudo isso ainda se fala aqui e ali. Mas o verdadeiro grande assunto nacional está dentro das casas, nas esquinas, nas destruídas agências bancárias de pequenas cidades. Governo, Congresso, Ministério da Justiça, OAB, parte do Ministério Público e do Judiciário se dedicam a outros assuntos. Porque a violência que mata quase 45 mil brasileiros por ano (assassinados) e outros 45 mil (em acidentes de trânsito) parece estar ocorrendo em outro país. Não no deles. A guerra civil não é a deles. A chacina de pessoas de bem não é com eles. Nada há mais importante do que a ideologia deles, que culpam a sociedade pela formação dos bandidos, pobres coitados, que não tiveram oportunidades na vida...
 Quando nem o fato dos grandes telejornais da TV brasileira terem se transformado em meros programas policiais afeta essa gente, que poderia decidir por um país onde criminoso fosse tratado como criminoso e gente do bem como gente do bem, o que mais pode se esperar? Quando a OAB, ao invés de pedir ação contra o crime, se partidariza e sai em defesa de ladrões mensaleiros, contra o presidente do STF, o que mais pode se esperar? Estamos indo para um caminho sem volta. Os bandidos tomam conta, nossos líderes discursam em defesa dos direitos humanos. E nós, nossas mulheres, nossos pais e nossas mães, nossos filhos, nós, pessoas comuns, somos apenas gente pronta para morrer. Pela ideologia deles. Nas mãos dos criminosos. Temos algum futuro?
 O MARCELO FALA... - Para quem ainda pensa que é natural o que está acontecendo porque as leis no Brasil não são mudadas para punir à altura os criminosos; porque nossos congressistas não mudam a legislação para proteger as pessoas de bem, é bom sempre acompanhar o programa comandado por Marcelo Rezende, um dos jornalistas mais respeitados e queridos do Brasil, na área do noticiário policial. Ele fala com clareza as coisas. É na Rede Record, de segunda a sexta, à tarde...
 SÓ EM 2014... - Depois de muita conversa e tempo perdidos, tanto o projeto do estacionamento rotativo quanto da tentativa de ampliar o número de funerárias atendendo na Capital, foram para o espaço, na Câmara Municipal. Os nobres edis não toparam as mudanças propostas pela equipe do prefeito Nazif. No caso do estacionamento, a cobrança de quase 11 reais por duas horas na chamada Zona Azul foi considerado um exagero pelos vereadores. No caso das funerárias, nem sequer houve debates. Os dois temas, polêmicos, ficaram para o ano que vem.
 AMIGOS DO PORTUGUÊS - Pelo menos nas redes sociais, o nome do empresário Mário Português anda em alta. Uma foto dele postada no final de semana, quando concedia uma entrevista ao programa Candelária Debate, da TV Candelária, "bombou" no face. Dezenas de pessoas entraram para curtir e comentar o assunto, elogiando o empresário. Mesmo tendo ficado fora do segundo turno na eleição municipal de Porto Velho, Português já tem um público fiel. E certamente isso lhe será útil, em novas caminhadas na política que pretende dar...
 NO QUINTO DOS INFERNOS - A comitiva liderada pelo senador Acir Gurgacz, que está atravessando os mais de 850 quilômetros da BR 319, continua seu périplo. Tempo perdido. O diretor do Ibama do Amazonas, Mário Lúcio Reis, que já decorou a cartilha das ONGs que mandam na região, avisou que não há chance alguma de que a obra seja autorizada. É essa gente que manda no Brasil e o governo brasileiro faz ouvidos moucos. Ora, que se mande  essa gente a quem a Amazônia é só mote de discurso para os quintos dos infernos! E que a obra, vital para a região, seja tocada. Ponto final. O resto é papo furado.
 ALERTA À PREFEITURA - Informação passada pelo advogado Ernandes Segismundo, como um serviço de utilidade pública e uma contribuição elogiável de um cidadão, preocupado com sua cidade: a avenida Lauro Sodré, em Porto Velho, pode ter uma enorme cratera, na altura do Fórum Cível. Ali, na gestão do então prefeito Carlinhos Camurça, ocorreu um afundamento da via, que levou semanas para ser consertado. A Lauro Sodré é a avenida que liga a área central da Capital ao aeroporto Jorge Teixeira, por exemplo.
 PONTE NATUREBA - Rondônia vai inovar em termos de obras. Em alguns meses será inaugurada uma ponte ligando a região de Machadinho do Oeste a Mato Grosso. E daí? Daí que a ponte é pré moldada, será construída em Ariquemes e depois transportada, em peças separadas, até o local onde será implantada. Não será derrubada uma só árvore para sua base e nem para apoios. Ainda tem outra vantagem. Ela vai custar 32% a menos do que uma ponte convencional de cerca de 110 metros, que é o seu tamanho. A informação é do diretor do DER, Lúcio Mosquini.
 PERGUNTINHA - Não estaria passando dos limites democráticos os ataques e até ofensas de petistas Brasil afora, contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

DESISTÊNCIA - Comprador de imóvel na planta tem direito a reembolso

A devolução do dinheiro em caso de distrato, como é chamado o rompimento do contrato por uma das partes, costuma gerar um impasse entre empresas e consumidor

Comprar um imóvel na planta ou em obras e ter que desistir dele é um risco. Desemprego, inadimplência, atraso na entrega ou negativa de financiamento bancário são alguns motivos que levam o cliente a abrir mão do bem.

A devolução do dinheiro em caso de distrato, como é chamado o rompimento do contrato por uma das partes, costuma gerar um impasse entre empresa  e consumidor.

O analista de sistema Marco Antônio Oliveira da Silva, 48, conta que adquiriu um imóvel no L"Essence Mooca, na zona leste de São Paulo. Dia a dia, porém, observava que a obra não andava na velocidade esperada e, só depois de questionar a incorporadora PDG se a previsão de entrega mudara, descobriu que fora adiada em um ano, para novembro de 2014.

Resolveu então pedir a devolução de todo o valor pago, já que, para ele, quem quebrou o contrato foi a empresa. "ia vender o apartamento e usar parte do dinheiro para pagar o novo. Se tivesse feito isso, estaria morando de aluguel com a família".

A PDG, diz Silvia, pagaria conforme o contrato, o que daria cerca de 30% do montante, sem reembolso da taxa de corretagem e de um serviço de assessoria jurídica que não foi solicitado. O caso está na Justiça.  Segundo a empresa, essas taxas não podem ser devolvidas por se referirem a serviços já prestados. A incorporadora acrescenta ainda que todos os clientes são informados sobre o andamento das obras.

DIREITOS
Como se trata de uma relação de consumo, o Código de Defesa do Consumidor é aplicável nos casos de compra de imóvel na planta ou em obras. Segundo o código, são nulas as cláusulas que impeçam o reembolso  e as que estabeleçam perda total das prestações em benefício do credor que pleiteia o fim do contrato por inadimplência.  

Mesmo que o contrato de determine que o cliente seja reembolsado em quantia íntima ou que nada seja devolvido, ele deve ler seu direito garantido.

FINANCIAMENTO
Boa parte dos distratos ocorre porque o cliente não consegue o financiamento com o banco. A economista do Idec (associação de defesa do consumidor) Ione Amorim lembra que a valorização do imóvel na planta, que leva cerca de três para ficar pronto, pode impedir a liberação do crédito se o preço ficar alto demais para a renda do futuro mutuário.

A quebra de contrato também ocorre quando os investidores preferem devolver o imóvel por considerar  não conseguirão a rentabilidade esperada com a venda ou porque o saldo a financiar cresceu muito com a correção da dívida. Para as incorporadoras, revender o apartamento fora do período de lançamento tendo a ser mais difícil e envolve menores margens de lucro.

O advogado Marcelo Tapai diz que o consumidor não deve assinar qualquer documento com  uma proposta com a qual não esteja de acordo. Dizem que se ele acha que é pouco não vão pagar nada e vão processá-lo. O cara está numa situação fragilizada e a construtora explora isso da forma mais sórdida possível".

IMÓVEIS USADOS
Na compra de imóveis usados, as regras são estabelecidas entre as partes e as discussões judiciais são pautadas pelo Código Civil, sem o amparo do Código de Defesa do Consumidor. É comum o pagamento de um adiantamento pelo comprador para o vendedor não negociar o imóvel com mais alguém, enquanto aguardam a liberação do financiamento, o que pode levar meses.

Não há um valor padrão, mas, de acordo com especialistas, esse "sinal" costuma corresponder a 10% do preço do imóvel.  O advogado de direito imobiliário Paulo Perroti diz que, se o vendedor desiste da negociação, deve devolver o dinheiro e pode responder na Justiça por perdas e danos. Se estiver previsto no contrato, pode haver outras punições.

Caso o comprador desista ou não obtenha o dinheiro no prazo acordado no documento, o "sinal" fica com o vendedor. Após a liberação do financiamento, mesmo no caso de imóvel novo, não há como distratar a compra, pois o bem já foi totalmente quitado pela instituição financeira.
Fonte: Jornal Alto Madeira

REFLEXÃO - Mudando o Foco


"Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena." Provérbios 24:10

É impressionante como as coisas mudam de perspectiva quando mudamos o foco da visão; até mesmo os prédios grandes e imponentes quando observados de um ponto ainda mais alto, como durante um voo por exemplo, tornam-se insignificantemente pequenos e sem expressão. 

O lugar que você está influencia o foco da sua visão?

Nem todo mundo tem coragem de voar, o medo de altura ou de avião faz parte da vida de muitas pessoas e por isso elas nunca terão o privilégio dessa visão, os prédios grandes continuarão a ser grandes.

É necessário coragem para mudar o foco da visão!

As adversidades são como esses arranha-céus que vistos de frente, chegam a sumir nas nuvens de tão altos; parecem que vão nos engolir de tão fortes e imponentes que são. É nessa hora que mudar a perspectiva se faz tão necessário em nossas vidas; se mudarmos o foco, tudo á nossa volta mudará junto.

Em I Samuel 17 conta a famosa e real historia de Davi, os soldados de Israel e Golias. A historia relata que Golias era uma adversidade para Israel; durante quarenta dias esse "arranha-céu" de armadura desafiava o exército duas vezes por dia e ninguém fazia nada. O medo tomou conta de todos, os soldados sucumbiram ás ameaças.

Quanto mais você der ouvidos ás ameaças, mais medo você terá!
Porém no meio dessa grande guerra alguém resolveu enxergar esta adversidade das alturas, e rapidamente o gigante, que trazia tanto medo, foi perdendo a imponência e a força.

Enquanto os saldados enxergavam todas as habilidades e força de Golias, Davi procurava as recompensas e os pontos francos do gigante.

Ou você muda o foco ou terá o mesmo final dos demais! Davi mudou o foco da visão e o resultado foi incrível - o campeão dos filisteus foi vencido por uma pedra lançada em sua testa, e o rapaz que teve uma visão diferenciada do problema saiu vencedor da batalha, com direito a muitas regalias em Israel, Davi mudou sua vida e de sua família, pois resolveu enxergar algo diferente na adversidade.

Pense comigo em todos os soldados que tremiam de medo de Golias assistindo um menino lançar uma pedra e o gigante cair; era até constrangedor, visto que a maioria não via êxito na tentativa de Davi!

O nosso Deus é perito em frustrar aqueles que não confiam em Seu poder!

Assim é a nossa vida, mesmo agora enquanto você lê esse texto, muitos gigantes podem estar afrontando-lhe e impedido sua vitória. Eles surgem a todo o momento, querendo no amedronta, e por fim nos paralisar.  A passagem de Provérbios 24.10 diz que se te mostrares frouxo na hora da angustia, a tua força será limitada.

Porém, assim como Davi, não devemos nos abalar pelas situações, mas sim ter uma visão diferenciada no meios das crises. Comece a ver esses problemas sendo solucionados de maneira milagrosamente simples; comece a ver-se como um vencedor(a) e a sentir o prazer das recompensas; comece a comemorar as suas vitórias; lembre-se que estamos no ano do crescimento e ainda tem muito de Deus para nós e prepare-se para ver o que antes trazia tanto medo caindo com uma simples pedrada!

Davi Leal

Colaboração de Um Amigo de Deus Edson
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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cheguei numa fase da vida...

Cheguei numa fase da vida onde não sinto mais a necessidade de tentar impressionar ninguém. Se gostarem de mim do jeito que sou, ótimo, se não, paciência. Não posso fazer mais nada.

Lá no Posto Ipiranga - domingo

Bem, conforme informações do Cisne, carinhosamente chamado de "penoso", o encontro lá no Posto Ipiranga deste último domingo (24) foi muito bom. Porém, como fala o Mário Beraldo, tudo é a mesma coisa. Veja a foto (arquivo).


Vende-se Honda Falcon

Vende-se motociclista Honda - Falcon - ano 2007/07. Super conservada, único dono, documentação em dia. Valor R$ 9.000,00 (nove mil reais). Tratar com o Maicon, fone 97-8115-7275 - Humaitá-AM. Veja as fotos.